Artigo

Veja como a virtualização pode ser uma grande aliada da sua empresa

As empresas têm ido longe na virtualização de processos empresariais e, segundo dados recém divulgados pela consultoria IDC, revelam que apenas em Cloud Computing, serão movimentados cerca de U$S 118 bilhões em todo o mundo. Ainda há especulações que indicam a possibilidade de redução do chamado TCO (Total Cost of Ownership ou, em português, custo total de propriedade) em até 40% com a virtualização completa de sua estrutura de TI. Não estamos falando apenas de aplicativos em nuvem, mas também de servidores, componentes de hardware e até o desenvolvimento de sistemas operacionais virtuais completos.

A computação em nuvem, assim como a virtualização completa da infraestrutura de TI, é uma realidade inevitável a todas as empresas, independente do setor de atuação. Entretanto, no caso das empresas de grande porte, a necessidade de curvar-se a essa tecnologia se torna ainda mais imperiosa, haja vista a adesão maciça a essa inovação de TI por parte dos grandes players do mercado mundial. Mas quais as reais vantagens da virtualização completa de sua infraestrutura de TI nos resultados estratégicos e financeiros das empresas? Quer saber mais? Então confira só este post que preparamos pra você descobrir como a virtualização pode ser uma grande aliada de sua empresa!

Tendências de virtualização: leve a sua empresa à nova era da TI

A disseminação da nuvem privada (Private Cloud) no gerenciamento de dados impulsiona novos paradigmas na perspectiva da TI em grandes empresas, especialmente pela popularização dos serviços “on demand”. Dispender vultosos volumes de recursos na construção de um Data Center não faz sentido no mundo moderno. Ainda nesse espectro, a contratação de serviços virtuais, em estrita medida em relação às particularidades de cada companhia, é uma estratégia que tem representado economia de custos para muitas multinacionais de sucesso no mercado mundial.

E é a partir dessa reflexão que muitas empresas têm ido adiante, não se restringindo apenas ao armazenamento de dados em nuvem. É nesse estágio que emergem termos como Iaas (Infraestrutura como Serviço), HaaS (Hardware como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço). Essas novas concepções representam a possibilidade de redução significativa de custos em sua empresa, por meio da criação de um completo ambiente virtual em que a organização só pagará pelos recursos que efetivamente utilizar (inclusive itens de hardware, como espaço em disco, por exemplo).

Outra tendência que a virtualização absoluta da estrutura de TI das empresas proporciona é a abertura de caminho aos “diagnósticos” em Big Data; por consequência, a obtenção de análises de mercado muito mais precisas e capazes de permitir às empresas lançarem produtos ou modificarem serviços com muito mais antecedência em relação às demandas do mercado.

Virtualização como arma no ganho de vantagem competitiva à sua empresa

Com a virtualização e suas diversas formas de integrá-la aos processos internos da empresa, alguns atributos altamente benéficos se destacam. São eles:

  • Multiplicidade de sistemas: por meio de uma única plataforma, torna-se possível executar sistemas operacionais diferentes em discos diferentes e por meio de recursos absolutamente distintos;
  • Muito mais agilidade no aceso às informações: a capacidade de processamento dos servidores das empresas especialistas em soluções virtualizadas permite que todos os dados sejam acessados de forma instantânea. Em um universo em que cada segundo pode significar um passo à frente da concorrência, essa característica representa relevante vantagem competitiva às empresas de todos os portes;
  • Flexibilidade para visualização dos dados: a nuvem privada, enquanto resultado da virtualização, oferece harmonização perfeita de seus recursos com o universo mobile, assegurando muito mais velocidade na tomada de decisões, além de escalabilidade, necessidade fundamental das empresas de grande porte (as quais trabalham com imenso volume crescente de dados trafegados e armazenados).
  • Economia de custos com espaço físico, componentes de hardware, licenciamento de aplicativos, servidores, ativos de rede, contratação de empresas de suporte, etc. Nesse espectro, as soluções virtualizadas auxiliam as empresas a alinharem a área de TI ao core business da companhia, maximizando eficiência e reduzindo custos fixos e variáveis.

São processos variados que podem ser incorporados à rotina de sua empresa que a proporcionará maior agilidades em segmentos determinantes de sua empresa.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros