Artigo

Veja as principais características de um Data Center

Veja as principais características de um Data Center

Data Center é uma estrutura construída para abrigar computadores que armazenam e disponibilizam dados para outras empresas, possibilitando o uso de sistemas remotos e a computação em nuvem.

Uma alusão simples é imaginar o Data Center como o servidor da empresa, que armazena informações e até programas que são acessados de outros computadores da empresa, via rede. Em uma escala muitos milhares de vezes maior, o Data Center oferece a mesma facilidade para empresas, que podem contar com todo o poder de processamento e espaço de armazenamento externo, sem ter que modificar sua estrutura interna. Estas estruturas, porém, vão muito além do tamanho.

Os bons Data Centers devem ter algumas características fundamentais para que sejam efetivamente funcionais, afinal, eles são responsáveis pelos dados e sistemas de diversas organizações, o que é um dos ativos mais preciosos de muitas empresas:

  • Segurança: tanto do ponto de vista físico quanto virtual, o Data Center deve ser totalmente seguro e inviolável. Às vezes, o mundo “online” como estamos acostumados cria a impressão que as informações estão em todo lugar, mas isso é ilusório: elas estão armazenadas em locais deste tipo, portanto qualquer falha ou invasão pode ocasionar perdas irreparáveis de informações ou financeira.
  • Alta disponibilidade: terceirizar o armazenamento de informações traz consigo a responsabilidade de mantê-las disponíveis 100% do tempo, por isso todo Data Center deve ter sistemas redundantes que garantam que, caso algum dos servidores fique fora de operação, todos os usuários que dependam dele sejam rapidamente direcionados para outro, de modo que o chamado downtime (tempo de indisponibilidade) seja mínimo e não afete o trabalho de nenhum cliente.
  • Performance: um Data Center jamais pode apresentar performance que prejudique seus clientes, por isso seus servidores devem contar com tecnologia de ponta em processadores e redes de acesso.
  • Gerenciamento: a estrutura do Data Center deve ser gerenciada por uma equipe disponível 24/7, que esteja apta a lidar com qualquer tipo de imprevisto, a qualquer hora do dia ou noite. Isso é fundamental, pois muitas empresas têm atividades que ocorrem ao longo da noite e dependem dos Data Centers para operar adequadamente.
  • Eficiência energética: um dos grandes desafios dos Data Centers hoje em dia é lidar com o aumento da quantidade de processamento e de dados gerenciados ao mesmo tempo em que mantem seu consumo de energia relativamente baixo. O uso de máquinas virtuais para aumentar a densidade operacional e de equipamentos de alta eficiência energética ajudam a atingir este objetivo.

A Vert, sempre buscando atuar na solução dos desafios empresariais contemporâneos, inaugurou seu Data Center no dia 30 de março deste ano, seguindo os preceitos internacionais adotados pela Telecommunications Industries Association para criar um Data Center de altíssimo nível, no chamado TIER 3. Isso significa que as melhores práticas foram adotadas em sua construção e sua operação, oferecendo segurança de uso e disponibilidade acima de 99,9%. Entre em contato com a Vert para saber como nosso Data Center pode ajudar a acelerar os negócios de sua empresa.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros