Artigo

Veja 4 motivos pelos quais você deveria estar pensando na hiperconvergência

No mundo moderno, cada vez mais os profissionais de TI estão percebendo que as arquiteturas legadas muitas vezes já não atendem mais às demandas das empresas. Por isso, o armazenamento na nuvem e o crescimento vertiginoso de dados a serem processados de forma rápida e eficaz, vem tomando o lugar de sistemas obsoletos.

Em resposta a essa demanda crescente, as empresas de TI lançaram projetos de virtualização de servidores e investiram pesado na computação em nuvem para conseguir melhores resultados e agilidade nos processos relacionados à tecnologia da informação.

Se por um lado as formas antigas não funcionam mais, as novas tecnologias também não são tão simples de serem implantadas. É nessa hora que se precisa de uma nova solução na qual todos os processos funcionem bem juntos. E essa solução se chama “hiperconvergência”. Quer saber mais sobre ela e seus benefícios? Então acompanhe o que preparamos pra você:

Mas afinal, o que é a hiperconvergência?

hiperconvergência oferece à empresa todas as vantagens de um data center totalmente virtualizado. Esse sistema é econômico e prático, simples de implantar, gerenciar e é facilmente adaptável, caso o volume de dados da empresa cresça. Com a hiperconvergência, todos os seus sistemas — armazenamento, softwares, gerenciamento e redes — trabalham de forma conjunta e integrada.

Vantagens da Hiperconvergência

  1. Rápida Implantação

Com a implantação da hiperconvergência, tudo é pré-instalado e pré-configurado. Por isso, todo o sistema fica pronto em minutos para funcionar com o simples apertar de um botão. E tudo isso é realizado sem a necessidade de integradores de sistemas externos. Isso diminui bastante os custos para uma empresa de TI.

  1. Expansibilidade Linear

Sua empresa anda com o crescimento imprevisível? Com o uso de sistemas hiperconvergentes, você provavelmente não irá mais ter problemas. O processo se torna mais simples: basta adicionar um sistema complementar e acrescentar novos nós a um cluster comum.

A arquitetura do sistema hiperconvergente consegue fazer a integração ao software, que consegue identificar e adicionar os nós de forma automática, fornecendo recursos extras de armazenamento e computação cada vez que é adicionado um novo módulo.

  1. Fácil gerenciamento

Como os sistemas trabalham de forma integrada, não há a necessidade de se investir em uma equipe especializada em conhecimentos de armazenamento, servidores, virtualização e redes. Tudo isso já está incluído na hiperconvergência. Tudo isso reduz os custos operacionais e de capital para a empresa e torna o processo simples de ser gerenciado.

  1. Benefícios para a TI

Os sistemas hiperconvergentes tornam a vida dos profissionais de TI muito mais simples. Com a hiperconvergência, não há mais a necessidade de gerenciar sistemas distintos de servidores, redes e armazenamento.

Como a estrutura já possui um sistema integrado, o profissional de TI consegue gerenciar o processo de forma totalmente simples e direta. Não é porque o sistema é pequeno que ele deixa de ser poderoso. Muito pelo contrário!

Com a hiperconvergência, quatro servidores potentes e integrados conseguem trabalhar com dados de classe empresarial com a segurança necessária, da mesma forma que as soluções de TI tradicionais que são, na maioria das vezes, muito mais caras do que a hiperconvergência.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros