Artigo

Tomadas de decisão em tempo real: por que isto é crucial?

O mundo hoje é conectado, é ágil, é digital. O mundo hoje acontece em uma velocidade que até bem pouco tempo atrás era inimaginável, e as empresas são parte integrante e inseparável deste processo de dinamização em escala global.

Na parte positiva deste cenário, a tecnologia traz cada vez mais caminhos para a diferenciação e para a criatividade, permitindo novas formas de surpreender, compreender e encantar seu público, ao mesmo tempo em que facilita a gestão organizada e segura das organizações. Já no aspecto negativo, os novos tempos sedimentaram uma obrigatoriedade de agilidade que permeia todo o mercado, desde a relação com os clientes até a tomada de decisões estratégicas, fazendo com que empresas incapazes de acompanhar este ritmo corram riscos reais de perderem espaço no mercado ou mesmo de fechar as portas.

Este cenário requer que as empresas tenham uma capacidade específica, tanto para aproveitar as oportunidades quanto para superar desafios: decisão em tempo real. Não são poucos os fatores que podem afetar decisivamente uma empresa, indo desde acontecimentos geopolíticos até simples ocorrências com clientes que podem ganhar enorme repercussão através de redes sociais; em cada caso, a capacidade de analisar dados e informações e obter apontamentos que sirvam para embasar ações é essencial para contornar situações problemáticas, redirecionar esforços ou mesmo ampliar investimentos. Cada situação vai requerer medidas diferentes, mas alguns elementos são comuns a todas elas.

Uma equipe treinada e bem direcionada, por exemplo, é fundamental para identificar potenciais oportunidades ou problemas, tomando ações preventivas com antecipação e permitindo agir a tempo de aproveitar a oportunidade – ou evitar um problema. No entanto, mesmo as equipes mais preparadas não podem analisar e preparar-se para todas as eventualidades em todas as frentes de trabalho: a tecnologia deve ser parte integrante da gestão da empresa. As soluções mais modernas em gestão hoje realizam análises de quantidades enormes de dados em tempos muito reduzidos, permitindo uma visão precisa e detalhada de todos os setores da empresa, literalmente, em tempo real.

Na vanguarda de sistemas deste tipo estão os que oferecem o chamado processamento in-memory, ocorrendo gravação e análise de dados diretamente na memória RAM ou no SSD, fazendo com que o processo todo seja dezenas de vezes mais rápido do que o normal. As aplicações são muito variadas e flexíveis, como exemplo:

  • E-commerce: um site de vendas montado sobre um sistema como este pode analisar em tempo real o comportamento de pesquisa e compra do consumidor, colocando automaticamente em destaque os produtos mais procurados e oferecendo relatórios detalhados de toda a atividade do site.
  • Marketing: é possível realizar campanhas em diversos canais e analisar a resposta do público em cada um deles a cada instante, observando o comportamento e traçando um perfil detalhado de cada tipo de potencial cliente, tudo em um único sistema.
  • Finanças: unificação de documentos e planilhas em um só ambiente, aplicação e comparação de dados históricos e possibilidade de simulação de diversos cenários econômicos para tomada de decisão, além de possibilidade de fechamento financeiro até 70% mais rápido, com 40% menos erros e economia de até 400 horas.

Estas facilidades são determinantes para tomadas de decisão, pois entregam ao gestor uma imagem clara e precisa do ambiente da empresa, o que se traduz em alta confiabilidade e adaptabilidade a todo tipo de evento. Dentre as tecnologias que entregam estes resultados, o SAP HANA e o novo S/4 HANA, surgem como soluções definitivas para uma gestão sólida, confiável e com alto poder de decisão, adotada por empresas como McLaren, Cirque du Soleil e Unilever. Entre em contato com a Vert e saiba como a linha HANA pode revolucionar sua gestão também.

SAP S/4 HANA

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros