Artigo

Sua empresa usa Data Centers verde?

Sustentabilidade é a palavra de ordem nos dias de hoje para diferentes setores de produção e prestação de serviços. A preocupação com recursos escassos, como a água, por exemplo, além de trazer melhorias para todos os cidadãos do planeta, proporciona economia para os processos nos diversos tipos de negócios.

Os data centers verde são uma das ramificações das ações de economia sustentável. E no post de hoje, você poderá conhecer melhor o conceito, além de identificar pontos para saber se os seus meios de produção são condizentes com essa ideia que reflete na otimização dos processos, economia de recursos financeiros e, consequentemente, em uma maior organização do ambiente de trabalho.

As medições e gestão de informações são realizadas de forma eficaz?

Mas o que a medição e a gestão têm a ver com o que chamamos de “data centers verde”? Tudo! Todos os detalhes do que é utilizado na operacionalização de um data center, quais são os custos de se manter certos tipos de equipamento, quais são os resíduos gerados pelos aparelhos, e qual é o destino deles após ficarem obsoletos. Enfim, tudo que envolve a infraestrutura de um data center deve ser inventariado de forma que uma avaliação eficaz a respeito da substituição dos métodos de trabalho, ou a eliminação de processos e ferramentas desnecessárias sejam realizadas sempre pensando em eficiência.

O trabalho de medição e gerenciamento é muitas vezes ignorado pelas empresas em função de parecer — e ser — enfadonho, demorado e bastante minucioso. Mas saiba que um dos grandes aliados dos gestores para esta tarefa são os softwares especialmente desenvolvidos para o gerenciamento de patrimônio, processos e análises de métricas envolvidas.

A relação entre Data Centers Verde e a organização do setor de TI

A principal relação entre inventariar todos os equipamentos e os princípios ecológicos é realizar a avaliação sobre quanto de energia é gasto nos processos por meio destes aparelhos, o quanto a iluminação do local e a utilização do espaço pode ser melhorada, quais formas de trabalho podem ser substituídas por meios remotos de forma a gerar economia para a empresa.

Na sua empresa existe o foco na eficiência energética?

Entre as medições e análises necessárias estão, inclusive, as temperaturas dos computadores e outros aparelhos necessários em funcionamento. Isso justifica a otimização dos espaços utilizáveis, o que pode auxiliar na ventilação das ferramentas de trabalho. Outro aspecto que também diz respeito ao aproveitamento dos espaços é saber quais são os racks, servidores e outros tipos de suportes ao trabalho de TI que podem ficar em espaços com o uso mínimo de iluminação artificial e sem a necessidade de resfriamento artificial.

E falando do ar condicionado, saiba que inclusive a água produzida pela condensação do ar pode ser reaproveitada na limpeza do setor ou de outras formas necessárias ao bom funcionamento da infraestrutura do data center.

Ainda tem dúvidas sobre como aplicar o conceito de data centers verde em seu empreendimento? Já conhecia a ideia e a aplica em seu ambiente de trabalho? Aproveite os comentários e compartilhe conosco seus questionamentos e experiências.





New Call-to-action




Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros