Artigo

[Ebook] Sua empresa está se preparando para fazer parte das cidades inteligentes?

Imagine conseguir recarregar a bateria de um celular com a luz do sol que se reflete na estrutura de vidro de um ponto de ônibus. Ou que tal se você conseguisse monitorar permanentemente seu consumo de água ou energia elétrica, bem como visualizar todas as ruas da cidade por meio de um app oficial do governo, a fim de saber com precisão em quais delas há congestionamento?

E o que acharia de um sistema de semáforos que detecta quando um deficiente ou idoso está aguardando para cruzar a avenida e altera seu tempo de fechamento? Por fim, poderíamos pensar em uma estrutura de fornecimento de água com sistema de tubulação 100% monitorada e automatizada, capaz de cortar imediatamente a corrente em caso de detecção de vazamentos. Então seja bem-vindo à era das cidades inteligentes!

[hs_action id=”2170″]

O que são cidades inteligentes

Uma pesquisa recente da Pike Research revelou que o mercado de cidades inteligentes deve movimentar cerca de US$ 1 trilhão até 2016. Para quem ainda não ouviu falar nessa expressão, o conceito se refere às metrópoles que usam ou usarão tecnologia de ponta para monitoramento e gerenciamento sistêmico de toda a sua infraestrutura, bem como de todos os serviços públicos oferecidos à população; tudo, é claro, no intuito de melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e oferecer mais eficiência na Administração Pública.

Por que a necessidade de desenvolver cidades inteligentes?

O crescimento desenfreado das grandes metrópoles e o consequente processo de conturbação inerente a elas sem qualquer lampejo de planejamento estatal, sempre antecede o surgimento de toda espécie de desarmonias sociais, tais como mau uso do solo, crises no abastecimento de água, falhas no fornecimento de energia, má prestação de serviços essenciais (como saúde e educação), etc. Em virtude dessa “homogeneidade do caos” que iguala as grandes cidades do mundo, inúmeros pesquisadores debruçaram-se sobre a ideia de criar soluções sustentáveis às grandes aglomerações urbanas, muitas das quais, com o auxílio dos recursos de tecnologia da informação. E a concepção de cidades inteligentes nasce dessa filosofia, que une desenvolvimento humano, sustentabilidade e recursos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

A promoção de um sistema urbano integrado e capaz de fornecer sinergia a uma governança colaborativa, responsável e facilitada pela tecnologia, representa uma revolução no atual modelo de gestão pública, uma profunda mudança de mentalidade que já começa a emergir em grandes capitais do mundo. Essa mudança certamente chegará ao Brasil em breve, trazendo inúmeras oportunidades a empreendedores de visão, dos mais diversos setores.

Sua empresa está preparada para fornecer subsídios a essa nova demanda? 

As cidades inteligentes prometem nos levar a um novo modelo de sociedade e de vida em ambiente urbano, com aproveitamento racional dos recursos naturais, interconexão infraestruturas e redução de custos e de tempo desperdiçados pelas populações em suas metrópoles; tudo com a ajuda da tecnologia. De gigantes internacionais, como a IBM, capaz de trabalhar no lançamento de supercomputadores para processamento de grandes volumes de dados referentes ao que se passa na cidade (em tempo real), a pequenas startups, capazes de desenvolver aplicativos de monitoramento urbano, as oportunidades serão as mais vastas.

Em cidades como Estocolmo, Tóquio e Xangai, as novas oportunidades geradas por esse novo conceito de urbanização já aquece as economia locais, especialmente o setor de TI. As novas oportunidades que deverão surgir no Brasil, em breve, devem ser direcionadas, sobretudo, à provisão de soluções tecnológicas em mobilidade urbana, segurança e eficiência na gestão pública.

E você, já está pronto para fornecer as soluções que o mercado irá demandar em breve? Deixe seu comentário contando pra gente e participe da conversa. Conheça também os desafios e oportunidades das cidades inteligentes para as empresas através do nosso e-book. Clique aqui e confira!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros