Artigo

Storage Definido por Sofware

No dia 28/05, a Vert em parceria com a EMC², realizou um evento na Churrascaria Porcão onde contamos com a presença de 120 convidados para apresentar uma nova tendência de mercado o Storage Definido por Sofware (em inglês, Software Defined Storage ou SDS).

Foi apresentado ao público a arquitetura do SDS, que vai muito além do conceito de virtualização de storage, pois além de abstrair o hardware de armazenamento para os servidores em uma rede SAN, o SDS também oferece gerência integrada de toda a infraestrutura de armazenamento, reutilização do legado existente, fazendo uso do investimento já realizado, interoperabilidade entre hardware de armazenamento de diferentes fabricantes, além de funcionalidades de orquestração que irão aumentar a eficiência da utilização dos recursos de armazenamento e aprimorar a gestão com a automação de processos e procedimentos.

A EMC² líder do mercado de armazenamento lançou recentemente o produto ViPR, a figura abaixo representa sua arquitetura:

Arquitetura ViPR

O ViPR Controller fornece um modo único para automatizar o aprovisionamento e entrega de recursos de armazenamento entre diferentes tipos de hardware e fabricantes. Ao abstrair os recursos de armazenamento físico, o ViPR Controller permite a automação do aprovisionamento ao criar “Virtual Storage Pools” com capacidades de armazenamentos pré-definidos, apresenta aos usuários um catálogo dos serviços de armazenamento, gera relatórios de utilização, oferecendo uma experiência de storage-as-a-service para as diferentes unidades de negócios da corporação com controle e segurança.

O ViPR Services implementa serviços de armazenamento na camada de software e distribui nos diferentes hardwares gerenciados pelo ViPR. Assim, é possível implementar o ViPR Object para armazenar objetos em sistemas de armazenamento baseado em arquivos que não eram preparados para tal uso. É possível implementar o Hadoop Distributed File System (HDFS) e prover as funcionalidades de armazenamento de repositórios de Big Data.

Durante a apresentação do evento, os participantes puderam compreender um pouco mais sobre outro produto na linha de ofertas de SDS, o EMC² ScaleIO, que é uma solução de software que usa discos locais “hosts de aplicativos para realizar um SAN virtual que é comparável SAN externa, mas em uma fração menor de custo e complexidade. Os componentes de software do ScaleIO são instalados nos hosts de aplicativos juntamente com aplicações como bases de dados e hypervisors, bem como, compartilhar qualquer aplicação. Os destaques do EMC² ScaleIO são, escalabilidade sem limites, performance, elasticidade, resiliência e é agnóstico a plataforma.

Um dos casos de uso apresentado utilizando a arquitetura de SDS foi estabelecer níveis de serviço para diferentes Virtual Storage Arrays, denominando, por exemplo, como gold e silver (vide desenho abaixo). Assim com este catálogo de serviço, as unidades de negócios podem solicitar a TI através de um portal áreas de armazenamento com níveis de desempenho e custos bem definidos.

vipr

Caso você queira realizar testes para conhecer um pouco mais sobre o potencial da arquitetura de Storage Definido por Software, você pode fazer o download do EMC2 ViPR que está disponível para testes. Clique aqui.

Marcio Newton
Especialista em Armazenamento e Alta Disponibilidade

Conheça nossos parceiros