Artigo

SAP-ERP e usabilidade, quebra de paradigmas

Em minhas atividades em implementações ou mesmo atuando em manutenções da base SAP já instalada, sempre me deparo com críticas à apresentação das soluções SAP, em modelos de execução complexa, requerendo o uso de várias transações para se atingir o objetivo de um processo, de forma não intuitiva, com cores e formatos não agradáveis aos olhos de quem executa e, caras para serem modificadas.

Isso ocorre principalmente pela necessidade da formatação de modelos adequados, rigorosos, para a execução de cada processo empresarial. Uma boa implantação SAP-ERP pode exigir da empresa até uma reformulação ampla de processos.

Mas, como podemos mudar tudo isso?

Formas menos complexas de tratar os processos no âmbito da usabilidade podem ser utilizadas. Ao menos duas alternativas podem ser analisadas, a fim de gerar o resultado esperado: SAP-Screem Personas ou adaptação com SAP-FPM (Floorplan Manager for Web Dynpro ABAP).

SAP Screen Personas: Produtividade através da personalização

SAP Screen Personas fornece uma forma simples, através da composição de funcionalidades, totalmente voltado a ambientes web, para adaptar telas SAP-GUI e dessa forma torná-las mais visualmente atraentes, como representado na figura abaixo:

Exemplo de uma tela usando SAP Screen Personas

Maiores informações podem ser obtidas pelo link da SAP Community Network.

SAP-FPM (Floorplan Manager for Web Dynpro ABAP) – Framework para Interfaces de Usuários altamente configuráveis

Com a ajuda de elementos pré-definidos, tais como floorplan, barras de ferramentas e objetos genéricos de interface do usuário, o FPM fornece consistência entre aplicações e conformidade com as diretrizes de design de interface do usuário SAP, bem como reduz significativamente o tempo necessário para criar tais aplicações.

As funções centrais como a navegação, mensagens e personalização são incorporados no framework e podem ser facilmente definidas por APIs. O FPM permite adaptar facilmente a entrega de interface de usuários Web Dynpro ABAP às suas necessidades específicas de configuração sem modificação e combinar visualizações específicas da aplicação de um ou mais aplicativos de negócios em novas aplicações Floorplan Manager.

SAP Floorplan Manager

Maiores informações podem ser obtidas pelo link do SAP Help Portal.

Esse artigo buscou apresentar as alternativas existentes para buscar melhores interfaces aplicando conceitos de usabilidade e maior experiência do usuário final. Nas próximas interações, iremos detalhar cada uma dessas duas alternativas, totalmente web e, que podem otimizar e muito as atividades operacionais.

Marcos Hodum
Especialista em Planejamento Empresarial

SAP S/4 HANA

Conheça nossos parceiros