Artigo

SAP-ERP e Usabilidade – Quebra de paradigmas

Como fator crítico dessa necessidade, observamos o árduo trabalho das organizações para gerir a “nova realidade dos negócios”, impulsionada a cada dia pela inovação tecnológica e pelas alternativas de mobilidade que se proliferam, frente à realidade dos seus sistemas. Uma das maiores dificuldades encontradas é adaptar os processos para apoiar de forma eficaz e prática as necessidades específicas dos vários segmentos.

Uma das alternativas apresentadas em nosso último artigo foi a ferramenta SAP Screen Personas. Mas o que é na realidade essa alternativa?

“SAP Screen Personas é uma solução SAP que permite a personalização de telas e transações em ambiente Web para atender as necessidades específicas de cada usuário ou grupo de usuários”. Trata-se de uma solução para personalização de telas e transações por meio de configurações rápidas de serem feitas, não sendo necessários amplos desenvolvimentos de adaptação.

SAP-Personas-1

Mas, o que é possível fazer? Como é possível fazer? Quais as facilidades ou dificuldades em fazer?

A solução Screen Personas requer e apoia a adequação no processo de personalização:

SAP-Personas-2

Todo o processo de adequação passa por etapas de requerimento de aplicabilidade, conforme demonstrado na figura anterior, gerando personalização sem programação, por meio de configuração e adaptação de campos de tela, formatos, cores, logotipos, figuras e tudo o que seja necessário para melhoria do aspecto visual e em prol da interatividade do usuário final. Para exemplificar o que estamos falando, segue uma demonstração de antes ou depois, para uma tela bem conhecida pelos usuários SAP.

Tela de materiais antes da personalização:

SAP-Personas-3

Tela de materiais depois da personalização com SAP Screen Personas:

SAP-Personas-4

A solução se adequa perfeitamente àquelas situações em que o usuário final já não está mais aceitando a forma como as telas e funcionalidades do sistema se apresentam, ou onde o turnover de pessoal requer constantes treinamentos para o mesmo tema, o que compromete a eficiência do uso da solução.

Todas as funcionalidades do núcleo central das transações permanecem de forma inalterada, preservando suas regras e validações, o que se modifica é a visualização e a forma da entrada de dados.

Qual é o landscape padrão utilizado? Demonstramos isso na próxima figura.

SAP-Personas-5

SAP Screen Personas é instalado na camada Web da solução SAP e sua chamada passa a ser por links, por meio da interação Web.

SAP Screen Personas traz, entre outros benefícios, uma perceptível redução no custo com desenvolvimentos de adequação de telas e transações na solução core, uma redução perceptível no tempo de treinamento e reciclagem dos funcionários que usam SAP na operação e um aumento perceptível na produtividade dos usuários finais.

Mais informações podem ser obtidas no Web Site do SAP Community Network.
Na próxima interação, ainda vamos nos manter no tema de usabilidade, iremos detalhar a alternativa FPM (Floor Plan Manager), um poderoso facilitador do acesso às transações e telas SAP pela web.

Marcos Hodum
Especialista em Planejamento Empresarial

SAP S/4 HANA

Conheça nossos parceiros