Artigo

Saiba mais sobre a tendência de uso de hardware aberto nas empresas

Hardware aberto ou Open Source Hardware é todo projeto de manufatura de produtos tangíveis. Esse tipo de projeto pode ser disponibilizado publicamente para que qualquer um consiga produzir ou alterar suas características iniciais, distribuindo-o sem necessariamente se vincular com o desenvolvedor original.

O movimento de Hardware Aberto encontra precedentes no Open Source Software, expandindo o uso do desenvolvimento do código livre também para produtos físicos. Em tempos de internet da coisas, o uso de Hardware Aberto nas empresas será inevitável, considerando a evolução da conectividade e suas aplicação para a diversidade de dispositivos.

Precisamos, antecipadamente, afirmar que Open Source não é sinônimo de algo gratuito. Podemos ver empresas e negócios expandirem seus mercados com o uso de Hardware Aberto sem a necessidade de alto custo de proteção da Propriedade Intelectual.

Benefícios para quem se envolve com projetos de hardware aberto:

  • Marketing de baixo custo para o lançamento de novos produtos;
  • Custo baixo para o suporte, tendo uma comunidade toda envolvida no sucesso da ideia original;
  • Redução de custos no desenvolvimento com uma comunidade inteira se comprometendo a atualizar versões cada vez melhores do mesmo produto ou projeto;
  • Vencer a concorrência pela força do código livre; o concorrente que não adotar o open source hardware terá custos maiores em proteção intelectual e estruturas de apoio que os usuários de hardware aberto.

A utilização do hardware aberto

Em consideração ao mercado, podemos afirmar: com um mundo cada vez mais conectado e agora com a internet das coisas, o uso do Hardware Aberto nas empresas permitirá atender suas necessidades de forma mais específica, customizando a tecnologia. As empresas poderão fazer uso dos avanços tecnológicos com um custo reduzido e a absorção de know-how da comunidade open source, além de potencializar seus investimentos em desenvolvimento.

Grandes empresas de desenvolvimento tecnológico estão investindo e apoiando iniciativas de open source hardware. Um é o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica usada por muitos projetos de automação industrial.

Tudo isso sugere que o hardware de código aberto irá realmente começar a fazer diferença quando grandes fabricantes de hardware e empresas do mercado de consumo começarem a abraçar a ideia. Alguns grandes nomes da indústria de computadores como IBM, Sun e Hewlett-Packard já fazem uso dessa tendência. Assim, pouco a pouco, outras grandes empresas devem começar a aderir também. O certo é que as empresas poderão ter um alcance virtualmente ilimitado de uso da tecnologia a seu favor.

E você e sua empresa, o quão próximos estão desta tendência? Queremos saber de suas iniciativas e continuar esta conversa. Comente este post e participe!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros