Artigo

Que ferramentas são essenciais para engajar clientes nas redes sociais

“A difusão da lógica das redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura.” Com essa frase, Manuel Castells, prestigiado sociólogo espanhol, nos introduz ao que chama de “cultura da virtualidade real”. A tese, por ele defendida em seus estudos contemporâneos, traz à tona a questão: que ferramentas para redes sociais as empresas devem utilizar para engajar seus clientes? Os segredos para tal, você encontrará no artigo abaixo.

Pois é, o consumidor mudou. Seus hábitos, costumes e experiências são completamente diferentes dos mesmos há apenas um ano. E a velocidade com a qual se adaptam às novas tecnologias, que apresentam novas soluções a cada instante, também.

Como usar o engajamento social a seu favor

Nesse contexto, o engajamento nas redes sociais vem se mostrando um poderoso aliado das marcas na aquisição de leads. O cenário digital proporciona a possibilidade de interação entre usuários e empresas de maneira instantânea. A forma como a organização operaciona essas ações pode ser a diferença entre o afastamento e a aproximação do cliente.

Sim, não há dúvidas. Empresas que engajam seus seguidores conseguem melhores resultados em vendas. É chegada a era do lovemark, onde os ideais da empresa são prioridade e a participação do cliente na construção dos modelos se revela rotineira. Lembrando que não é necessário explorar o complexo ambiente como um lobo solitário. As ferramentas de redes sociais são essenciais para o entendimento do comportamento do consumidor.

Afinal, encantar os internautas não se limita a criar perfis em redes sociais, investir em anúncios ou elaborar estratégias de marketing. Hoje em dia, o setor de TI tem se mostrado uma ferramenta fundamental  na definição dos valores a serem empreendidos nas mídias sociais. Assim, do marketing ao depósito, os dados recolhidos estabelecem uma visão focada no cliente, fazendo com que os setores trabalhem aliados rumo ao objetivo.

Mas, afinal, quais são as ferramentas para redes sociais essenciais para que eu possa engajar meus clientes?

As ferramentas e softwares são a essência da era digital, já que, como veículo de comunicação massiva, a internet possui um banco de dados tão vasto que torna impossível a análise humana por si só. Eles auxiliam na coleta, armazenamento e análise de informações do público, ou seja, são facilitadores no árduo processo de elaboração de estratégias digitais.

As ferramentas de CRM, cada vez mais precisas, dão suporte às ações on-line da empresa, trazendo informações relevantes sobre o público-alvo. Para isso, são utilizadas funções de análise que ajustarão as ações, prevendo as necessidades do cliente e personalizando as interações com o cliente. Através delas, também, é possível analisar quantitativa e qualitativamente os interesses e costumes de consumo da sociedade e melhorar as experiências, seja o produto digital, físico ou serviço. As ferramentas expoem dados significativos para entender o cliente e essenciais à organização no planejamento de técnicas de captação de vendas.

Na era da virtualidade real, os usuários tendem a enxergar as marcas como pessoas. Por isso, o estreitamento da relação marca/consumidor é uma tendência à qual as empresas que buscam rentabilidade e lucratividade devem estar atentas. Cada usuário requer individualidade, personalização, segmentação, tanto nas redes sociais quanto em computadores e dispositivos móveis.

Através do dashboard de CRM, é possível utilizar a metodologia de inteligência de negócios, prevendo o comportamento futuro dos usuários. Assim, promovendo o aumento dos níveis de fidelidade e engajamento.

Enfim, as ferramentas de redes sociais auxiliam as empresas desde o processo de análise e consultoria, quando verifica quais são as necessidades e problemas, passando pela implementação dos sistemas que trarão a resolução dos mesmos. Dessa maneira, a integração entre os clientes torna-se sustentável e torna agradável a experiência do consumidor, trazendo resultados efetivos e prosperidade financeira.

O que achou deste artigo? Comente e ajude-nos a fomentar as principais discussões acerca das ferramentas de redes sociais disponíveis.

CTAs_ebook_nuvem-02-1

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros