Artigo

Quais os impactos do S/4 HANA para o setor de engenharia e construção?

O setor de engenharia e construção enfrenta alguns desafios, como a gestão de recursos, alocação de investimentos e planejamento otimizado para fornecer os melhores resultados na construção. Sem isso, a empresa corre sérios riscos de desperdício de recursos e oportunidades. É preciso pensar em formas certeiras de melhorar os resultados. O S/4 HANA, por sua vez, é uma avançada plataforma in-memory, que poderá causar impactos altamente positivos no seu negócio. Ainda não acredita? Então conheça o que esta tecnologia pode fazer por sua empresa!

Controle de gastos da construção

Com a implantação do S/4 HANA, é possível ter muito mais controle sobre quais são os gastos da construção e também ter informações concomitantes sobre o andamento da obra. Torna-se viável avaliar se os recursos estão sendo usados adequadamente.

A análise evita que a construtora ou empresas de engenharia acabem gastando muito mais do que o previsto, o que pode comprometer o projeto e as operações da empresa no futuro.

Melhor planejamento de insumos e recursos

Outra vantagem muito necessária é a melhoria no planejamento dos insumos e dos recursos como um todo. Com uma integração ao projeto, é possível realizar planejamentos muito mais efetivos para cada construção.

Isso inclui não apenas os insumos que são imperativos para qualquer construção, como os materiais comuns de obras (água, tijolos e concreto, por exemplo), mas também o plano da mão de obra a ser utilizada, evitando-se que decisões de urgência – e mais caras – tenham que ser tomadas.

Acesso rápido à equipe do projeto

A equipe do projeto também estará sempre a, apenas, um clique de distância, podendo ser acessada facilmente. Com isso, caso seja preciso fazer alguma modificação no projeto ou caso seja necessário pedir um determinado posicionamento, é possível saber quem é o responsável para poder contatá-lo.

Esse acesso facilitado também permite uma comunicação muito mais facilitada e melhorada, o que garante a diminuição das chances de ruídos de comunicação e falhas técnicas devido à falta de comunicação.

Redução dos tempos de parada

O setor de engenharia e construção também pode utilizar o S/4 HANA como uma ferramenta importante para aumentar a produtividade e isso se dá com a redução dos tempos de parada e aumento da disponibilidade de equipamentos e serviços. Com isso, a mesma construção pode ser concluída em menos tempo graças à otimização da alocação dos recursos.

Esse fator é importante porque em projetos mais complexos, um tempo de parada pode significar um atraso bastante prejudicial e que pode comprometer todo o cronograma de entrega.

Importante transformação digital

Diversamente do que acontece quando uma empresa tem setores isolados e que se utilizam de planilhas simples e outros recursos mais ultrapassados, o uso do S/4 HANA garante uma transformação digital amplamente vantajosa para as empresas. Experimenta-se muito mais integração entre as diferentes áreas do negócio, com a meta de construção de sucesso, além de garantir resultados melhores e sem ruídos comunicacionais.

Essa transformação também impacta positivamente no quesito de competitividade, já que há a possibilidade de oferecer serviços otimizados e, também na questão de sustentabilidade, já que os materiais serão corretamente utilizados, na quantidade mais exata prevista.

O S/4 HANA é altamente benéfico para o setor de engenharia e construção porque garante o máximo de produtividade e de gestão melhorada, além de uma integração necessária. Com isso, qualquer construção se torna mais bem planejada e, portanto, é executada de maneira melhor.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários!

SAP S/4 HANA

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros