Artigo

Quais os desafios do BI nas empresas?

Big Data e análise de dados estão se tornando ferramentas cada vez mais comuns e úteis para as empresas. Contudo, é normal que a implementação seja problemática, a ponto de alguns executivos chegarem a descartar o projeto devido à quantidade de problemas ou pela falta de demonstração de valor para o negócio.

As soluções de Business Intelligence buscam justamente levantar e correlacionar os dados gerados pela empresa e seus clientes para dar mais visibilidade às operações de negócio e, consequentemente, insights que levem a maiores ganhos e lucratividade.

Com esse cenário em mente, nós levantamos cinco desafios do BI (Business Inteligence) enfrentados diariamente pelas empresas e que precisam ser muito bem estudados para que o projeto possa triunfar. Quer saber quais são? Então acompanhe:

Expertise em Big Data

Apesar de o termo ter se tornado um “lugar-comum” em TI, não é qualquer profissional que possui as habilidades necessárias para se tonar um verdadeiro cientista de dados. Realizar o correlacionamento de dados estruturados e não estruturados, exige que o profissional tenha uma formação específica, caso contrário, ele não conseguirá realmente dar a visibilidade que o negócio exige.

Diálogo com o board executivo

A solução de BI pode surgir na empresa como uma iniciativa exclusiva da equipe de TI ou como um pedido dos executivos mais ligados às operações e ao negócio. Em ambos os casos, é preciso que o gestor responsável pelo projeto de BI tenha um diálogo forte com o board executivo. O projeto somente será bem sucedido se os dois lados estiverem bem alinhados, se o que os executivos quiserem visualizar e compreender com o BI realmente seja demonstrado.

Terceirizar ou não

Como já conversamos aqui no blog, realizar ou não o outsourcing em TI é uma decisão que envolve uma série de questionamentos. Em BI isso não é diferente: em algum momento o gestor deverá parar e pensar se a terceirização não é uma solução mais atraente para a sua empresa.

Visualização dos dados e análises

Quando se pensa em BI, é preciso ter consciência de que a solução será majoritariamente utilizada por profissionais leigos em TI, afinal, ela será útil para quem está ligado ao core business da empresa. Para que o BI dê certo é vital que qualquer executivo de outra área seja facilmente capaz de gerar análises e visualizar relatórios. Se o processo envolver muita burocracia ou precisar de técnicos para a realização de qualquer requisição, os executivos deixarão de utilizar a solução.

Estar a par das tendências

O Big Data e a análise de dados permitem milhares de oportunidades úteis ao negócio e que os executivos nem imaginam, abordamos algumas dessas possibilidades em um artigo em nosso blog. O responsável pelo BI na empresa precisa saber das novas tendências e possibilidades, analisar o que pode ser útil para a empresa e levar isso para os gestores, sempre gerando mais valor para a solução.

Esses são alguns dos desafios enfrentados. A utilização do BI traz muitos benefícios, mas exige da equipe de TI preparo e disponibilidade para seguirem em frente. Integrar os dados gerados pela empresa e ainda ter a possibilidade de compreender o comportamento dos clientes pode levar o negócio a operar em níveis inimagináveis. Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário e conte para nós. Venha participar da conversa!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros