Artigo

Porque a computação na nuvem é essencial nas empresas

O mercado atual é cada vez mais competitivo e, em função disso, as melhores soluções em TI devem estar à disposição do seu negócio para que as demandas dos clientes sejam atendidas de maneiras mais próximas da perfeição o quanto possível. Um recurso que pode virar o jogo a favor da sua empresa e fazer com que a sua marca fique em vantagem diante dos demais players, é a computação na nuvem, e nosso artigo de hoje abordará alguns dos motivos para isso. Confira!

Foco em produtividade

Em primeiro lugar, um fator relevante na migração do armazenamento de programas e arquivos para a computação na nuvem, é que a partir do momento em que uma empresa especializada passa a lhe oferecer este tipo de serviço, a sua gestão passa a ser focada única e exclusivamente na produtividade do seu negócio principal, minimizando a preocupação da equipe de TI em organizar toda a infraestrutura necessária para que esta importante parte da integração dos processos entre os setores funcione bem.

Demanda dinâmica

Grandes investimentos em diversas máquinas, softwares e hardwares são realizados pelas empresas no intuito de atender a uma demanda específica. Mas quando as diretrizes de funcionamento são modificadas ou o contrato com uma possível empresa terceirizada é encerrado, parte deste investimento pode acabar ficando ocioso. Com a opção pelos serviços de computação na nuvem, a customização das ferramentas e itens de infraestruturas pode ser feita de maneira simples, otimizando o fluxo de trabalho e proporcionando economia.

Computação na nuvem nas plataformas móveis

Um dos grandes diferenciais de utilização do cloud computing é a possibilidade de trabalhar com os arquivos e programas necessários à produtividade de seu negócio, em qualquer local onde existe internet disponível, inclusive através de tablets e celulares. Isso se torna fundamental para a empresa que deseja ter agilidade na realização de tarefas ou na tomada de decisões em qualquer local e a qualquer tempo. Pense no impacto disso para outros departamentos e gestores da sua empresa!

Mas, e a questão da segurança?

Esta é uma preocupação que desmotiva muitos gestores a contratarem serviços de computação na nuvem, mas saiba que este assunto ficou ultrapassado. Atualmente, modernos protocolos de criptografia de dados e autenticação de acessos controlam a entrada de usuários no ambiente de armazenamento, e a alteração de qualquer dado disponibilizado nos locais. Inclusive o acesso a determinados tipos de informações pode ser restringido da maneira que os gestores preferirem, de acordo com o nível hierárquico dos colaboradores.

Um grande diferencial em um momento de gestão de crises

A computação em nuvem e suas soluções práticas e eficazes sempre estiveram disponíveis desde sua criação, mas estamos em um momento em que sua adoção aumenta cada vez mais, tendo em vista a necessidade das empresas pensarem em formas de conter despesas, o que as faz conhecer todas as vantagens neste sentido proporcionadas pelo cloud computing, afinal de contas, só se estabelece quem trabalha com eficiência, agilidade, e com alternativas que dispensam a aquisição de caras soluções de suporte. E a computação na nuvem se encaixa perfeitamente nestes requisitos.

E sua empresa? Já utiliza a computação na nuvem? Ainda tem dúvidas sobre segurança ou as soluções que ela pode trazer para os seus negócios? Aproveite os comentários e converse conosco!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros