Artigo

Por que você precisa melhorar a automatização de processos desde já?

Como você já sabe, são inúmeros os benefícios da automatização de processos para uma empresa. Não há dúvidas, quanto mais automatizada for a operação, mais produtivo e competitivo o negócio se torna. A questão é: o que é necessário fazer para aperfeiçoar este processo? Quais passos devem ser seguidos para obter sucesso na estratégia?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe nossas dicas e evite problemas com automatização de processos!

6 razões para automatizar os processos corporativos

Relembremos os maiores benefícios que automatização de processos traz ao seu negócio:

  1. Agilidade de comunicação entre departamentos e filiais;
  2. Aumento da produtividade a partir de fluxos de atividades testados e afinados;
  3. Melhoria na transparência das informações e consequentemente na prestação de contas interna e externa;
  4. Minimização de custos com a diminuição de erros manuais e retrabalhos;
  5. Mais controle sobre a evolução do negócio (relatórios mais fidedignos para análise e tomada de decisão);
  6. Estabelecimento de uma hierarquia de responsabilidades.

Dicas para melhorar a automatização de processos

Agora vamos às dicas para melhorar a automatização desde já. Veja:

Busque um bom parceiro de automatização

O primeiro passo, que também não deixa de ser um desafio, é encontrar um bom fornecedor para o processo de automatização. Para isso, você precisa, além de definir o orçamento de acordo com as necessidades da empresa, encontrar uma empresa especializada, com boa expertise e reputação no mercado.

Por isso, avalie além dos aspectos técnicos. Faça benchmarking com outras empresas do seu ramo de atuação, pergunte e tire todas as suas dúvidas antes de fechar contrato. Escolhido o fornecedor, faça levantamento dos requisitos e necessidades e um bom acordo de níveis de serviços (SLA) para ter previsibilidade e conseguir mensurar melhor os resultados.

Engaje toda a empresa na automatização de processos

Além de demonstrar os benefícios da automatização, você também precisa dar aos usuários condições para que se engajem e percebam o quanto seu dia a dia se torna mais fácil e produtivo utilizando as novas ferramentas e seguindo os novos processos.

Para tanto, um trabalho de conscientização deve ser feito. Você pode envolver as equipes de RH e Comunicação para, juntamente com as lideranças, desenvolver um plano de propagação da ideia.

Trabalhe também para proporcionar uma experiência envolvente. Prefira soluções tecnológicas com interface amigável, intuitiva, que facilitem a vida dos usuários na hora em que eles as estiverem operando. Não se esqueça de proporcionar treinamentos e contar com um período de adaptação (coloque em prática os princípios da gestão da mudança, afinal, as pessoas são naturalmente resistentes às novidades). O apoio da TI durante este período de conhecimento dos sistemas e práticas é fundamental.

Modernize a infraestrutura de aplicações

Sua estratégia de automatização de processos deve diminuir a complexidade do desenvolvimento de soluções e, como já dissemos, ajudá-lo a melhorar cada vez mais a experiência dos usuários. Por isso, contar com a modernização da infraestrutura das aplicações é fundamental.

Utilize recursos e serviços que deem flexibilidade e reduzam os custos de propriedades por meio de ferramentas para criar, implementar, integrar e administrar aplicações web.

O Enterprise Middleware, da VERT, pode lhe ajudar neste sentido. Com este serviço você consegue lidar com questões como processos ineficientes entre aplicações, filiais, etc.. Além de tornar sistemas mais flexíveis, melhorar o desempenho de aplicações e portais, obter as funcionalidades que precisa e seu servidor de aplicação não oferece. O serviço também lhe oferece mais transparência nas soluções de middleware corporativo, facilidade de integração de aplicações, serviços e dados heterogêneos, dentre outros benefícios.

Você tem mais alguma dúvida em relação a automatização de processos? Deixe um comentário! E não deixe de conferir mais dicas para sua empresa no nosso blog.

CTAs_ebook_nuvem-02-1

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros