Artigo

Por que o Big Data é tão importante para as empresas?

Big Data, um termo que está constantemente nos temas de discussão de marketing, TI e outras áreas importantes para o planejamento empresarial. Muitos gestores afirmam que usam ou pretendem usar o Big Data em suas empresas de alguma maneira, mas uma parte importante deles não sabe exatamente do que se trata esta terminologia. Afinal, o que é e – talvez mais importante – para que serve o Big Data?

Começando pela definição, o Big Data remete – como o nome sugere – a uma grande quantidade de dados, que podem ser estruturados ou não, e podem ser obtidos de fontes controladas ou não. Basicamente, quando se fala em Big Data, fala-se em obter e processar uma enorme quantidade de dados a fim de obter informações relevantes para seu negócio, independentemente do segmento, e levando em conta os chamados “5 V’s da informação”: Velocidade (os dados são produzidos e captados rapidamente), Variedade (múltiplas fontes), Volume (a quantidade de dados é sempre enorme), Veracidade (os dados e as fontes devem ser confiáveis e verdadeiros) e Valor (os dados devem ser relevantes para seu negócio). Graças à possibilidade de obter informações precisas, variadas, corretas e abundantes sobre assuntos relevantes como tendências econômicas, comportamento do consumidor, logística e muito mais, muitas empresas rapidamente foram atraídas por este conceito porém, nem todas estiveram dispostas a realizar os devidos investimentos e ajustes necessários para desfrutar de todo o potencial do Big Data, frequentemente por não enxergar como obter o máximo de benefícios da prática.

Primeiramente, é importante salientar que trabalhar com Big Data não é trabalhar com uma única fonte alternativa de dados, mas sim com todas as fontes disponíveis para a empresa, atuando dentro do conceito dos chamados 5 V’s, como dissemos anteriormente. Vemos, assim, que o segredo para o bom uso do Big Data não está relacionado apenas à forma de coletar as informações, mas sim a todo o processo de compilação e análise, daí a importância de contratar um serviço adequado para extrair tudo que esta prática pode trazer para sua empresa.

Os benefícios do bom uso do Big Data são muitos, e atendem às necessidades de organizações de diversos mercados. Por exemplo:

  • Marketing: análise de perfil de consumidor, incluindo preferências de compra, comportamentos sociais e estilo de vida, o que garante muito mais precisão no lançamento de produtos e na criação de comunicação e ações dirigidas.
  • Relacionamento e vendas: redução de taxas de churn por oferecer ofertas e produtos muito mais relevantes para cada cliente, além de facilitar a fidelização através da obtenção de dados completos de cada cliente.
  • Financeiro: além de ajudar a prevenir fraudes pela análise de perfil de cada indivíduo, o Big Data também ajuda a realizar previsões de flutuações econômicas e mercadológicas, tornando o planejamento de investimentos muito mais seguro e preciso.

Atualmente, é impensável atuar no setor empresarial sem o básico de informações e dados oriundos de pesquisas. Por trás dessa grande revolução esta o Big Data que incorpora e reinventa a maneira que recolhemos e analisamos informações para a tomada de decisão nos mais variados setores como negócios, e-commerce, financeiro, comportamento industrial, relações e rotinas.

O Big Data é uma ferramenta que busca otimizar tarefas e oferecer novas possibilidades. E entre essas possibilidades esta uma solução para os extensos relatórios sejam eles financeiros ou de comportamento de clientes na rede. O Big Data não é apenas uma tendência tecnológica, é uma realidade inexorável que você precisa dentro de sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? A Vert, como sua provedora de soluções, está aqui para auxiliar a sua empresa a utilizar o máximo desta tecnologia.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros