Artigo

Por que investir em Colocation para expandir seu Data Center?

Colocation, também conhecido como co-location ou housing, é uma modalidade de serviço em que uma organização aluga toda uma infraestrutura de data center necessária para a instalação e operação de seus servidores. A diferença entre o colocation para o servidor dedicado é que no primeiro o equipamento pertence ao cliente, fornecendo o data center apenas o espaço onde ele será instalado. Este é um serviço muito utilizado por empresas de médio e grande porte, que veem no colocation o meio mais rápido e menos custoso de construir um novo ambiente de TI sem ter que se preocupar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento.

Redução de custos

Um dos grandes benefícios do colocation é o dinheiro que sua empresa pode economizar. Ele permite manter um modelo de operação mais previsível ao invés de arcar com custos crescentes da construção e operação do seu próprio data center. Sua equipe de TI pode se concentrar no seu core business. Sua organização não tem que treinar, gerenciar o fornecer pessoal para um data center local e nem se preocupar com infraestrutura, largura de banda, segurança e equipamentos top de linha. Você terá tudo isso e sem nenhum custo adicional.

Confiabilidade e segurança

Com o colocation seu negócio estará conectado globalmente, de forma rápida e segura. A maioria dos data centers que oferecem serviços de colocation possuem infraestrutura tecnologica de ponta. São capazes de manter suas aplicações online 24x7x365 com segurança. Possuem fornecimento de energia elétrica redundante, conexão dedicada, segurança física, segurança lógica, nobreaks, monitoramente de acesso e ambiente climatizado.

Suporte 24/7

Como regra geral, os provedores de colocation possuem serviço de atendimento telefônico e equipes de suporte disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. São equipes de engenheiros e técnicos que estão prontos para atender qualquer chamado. Dependendo do tipo de provedor você pode escolher o seu nível de suporte e qual a especialidade do suporte que deseja contratar: nuvem, armazenamento ou algum serviço especializado. Isso significa que sempre que for necessário você poderá entrar em contato para tirar alguma dúvida ou resolver algum problema.

Redundância

Essa é uma das maiores vantagens de um colocation: redundância. Os melhores data centers irão oferecer a você muito mais do que um espaço para seus equipamentos, segurança e largura de banda. Os melhores provedores oferecem fornecimento de energia ininterrupta, de multiplas fontes como linhas de transmissão, geradores próprios e nobreaks. Várias conexões de rede, sistemas de backup redundante e várias camadas de segurança física e lógica. Tudo isso aliado à um Acordo de Nível de Serviço que, na maioria dos casos, garante 99.90% de disponibilidade da infraestrutura.

Escalabilidade

Sem dúvida, a escalabilidade é um dos principais motivos pelos quais diretores e gerentes de TI optam pelo colocation. Vivemos em um mundo onde a demanda por serviços conectados são cada vez maiores. Com o consumo de dados explodindo e exigindo cada vez mais aumento de banda, manter um datacenter próprio pode ser uma decisão equivocada. Além do volume de capital necessário para construir e operar um, você poderá levar meses para acompanhar cada evolução do mercado. Com o colocation você pode solicitar largura de banda de acordo com os requisitos do seu negócio, pagando exatamente pelo que precisa naquele momento, mesmo que seja por algumas horas.

E você, o que achou do colocation e seus benefícios? Deixe seu comentário abaixo. Queremos a sua opinião!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros