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Por que é importante saber prever as necessidades dos clientes?

Trabalhar para prever as necessidades dos clientes, se antecipar a elas e proporcionar a melhor experiência é, cada vez mais, fundamental. Com o crescimento da concorrência e também diante de consumidores cada vez mais bem informados, a competitividade vai muito além da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Empresas com essa consciência e dispostas a trabalhar nela têm inúmeras vantagens perante as demais.

No entanto, isso não pode ser uma preocupação apenas do corpo executivo ou do departamento de marketing. As equipes de TI também estão sendo requisitadas a participar deste desafio. Você está preparado?

TI como chave para prever as necessidades dos clientes

Um estudo da consultoria IDC descobriu que os investimentos das empresas brasileiras em soluções e serviços de TI para estruturação e análise de dados estão em alta no país. Tecnologias e práticas abarcadas no Big Data (Business Intelligence, Analytics, CRM, entre outras), devem somar US$ 788 milhões de investimentos até o final de 2015.

Olhando por esta perspectiva, no país temos uma realidade que condiz com a atualidade, sobretudo quando olhamos as médias e grandes empresas — alvos da pesquisa da IDC. É por isso que cada vez mais os departamentos de TI estão tendo uma participação que vai além dos conhecimentos técnicos, partindo para uma atuação mais consultiva.

Profissionais de TI mais analíticos e conhecedores do negócio

Assim, além de se preocupar com a criação ou a busca de ferramentas e parcerias com fornecedores especializados (fabricantes de software e consultorias), os profissionais de TI agora devem entender do negócio como um todo. Sobretudo, devem conseguir interpretar dados e entregar relatórios que facilitem a tomada de decisão para decisores que não estão ambientados com os meandros da computação.

CRM como ferramenta fundamental para prever as necessidades dos clientes

Uma solução que está em alta diante da necessidade de conhecer melhor e antever os comportamentos e necessidades dos clientes é o CRM. Se antes o CRM era adotado mais para otimizar os processos de atendimento ao consumidor, agora os dados imputados e armazenados nele ganham um valor extra.

A solução deve proporcionar visão única dos clientes para todos os departamentos, melhorarem o engajamento dos consumidores com a marca (por mídias sociais, aplicativos e dispositivos móveis), dar insumos aos gestores para tomar decisões e melhorar a experiência dos consumidores etc.

TI ajudando a extrair o máximo das soluções de CRM

É aí que o departamento de TI comprometido com esta nova realidade se torna fundamental. Além de fazer análise criteriosa dos softwares de CRM que o mercado oferece para encontrar aquele que melhor se adeque à realidade da empresa, cabe ao departamento auxiliar os executivos de negócio a estruturar perguntas e encontrar respostas dentro da ferramenta.

O pool de desafios com os quais a TI trabalha agora é composto por: parametrizar sequências de informações a serem coletadas, desenhar relatórios e dashboards amigáveis e de rápido entendimento, garantir integridade e disponibilidade, criar hierarquias e organizar a concessão de acesso aos usuários, entre outros.

Sua empresa já conta com uma solução de CRM para prever as necessidades dos clientes? Deixe um comentário!

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