Artigo

Por que a virtualização de dados é um elemento estratégico para seu negócio?

A virtualização é uma das mais fortes tendências do cenário atual da tecnologia da informação. Muitas empresas estão descobrindo que ao utilizá-la da maneira correta, podem conseguir benefícios para o seu negócio. Para entender melhor por que isso vem acontecendo é preciso saber quais são as principais vantagens que a virtualização pode oferecer, como por exemplo a melhoria na velocidade da análise de dados, o aumento da disponibilidade dos mesmos, etc.

Descubra a seguir como a virtualização dos dados pode se tornar um diferencial estratégico para a sua empresa!

Administrando melhor o ambiente de TI

Quando um ambiente é virtualizado, a sua administração é facilitada no sentido de conseguir saber exatamente aonde estão os seus sistemas, como são processados os relatórios e até mesmo a forma que os dados estão sendo armazenados. Mas não é só isso, a capacidade de se escalar o ambiente de TI da empresa pode proporcionar melhor uso dos recursos disponíveis, flexibilizar os seus servidores, além de aumentar a eficiência na resposta das demandas.

Ainda nesse aspecto de infraestrutura, a virtualização é capaz de trazer o recurso de escalabilidade para o ambiente da empresa, onde é possível personalizar a quantidade de hardware disponível em determinado servidor para conseguir atender melhor a demanda de uso do mesmo.

Expandindo o conceito de virtualização

A virtualização muitas vezes só é levada em consideração para a infraestrutura de TI da empresa, com a virtualização dos servidores, dos softwares, bancos de dados, etc. É claro que essa é uma parte muito importante, pois facilita a administração do ambiente de TI, aumenta a mobilidade dos funcionários e muitas vezes ainda proporciona redução de custos operacionais do setor. Mas não é só isso, a virtualização precisa ser enxergada em um âmbito ainda maior, a virtualização dos dados da sua empresa!

A virtualização dos dados

Para se tornar um diferencial para a sua empresa, a virtualização deve ir além, principalmente no sentido da manipulação dos dados. Estamos em uma era em que a informação é o bem mais valioso, o tempo que você demora para conseguir processar dados ou para dar uma resposta para os seus clientes podem significar o sucesso ou o fracasso em muitos casos. Quando os dados da sua empresa são virtualizados, eles já se encontram preparados para trabalhos analíticos, para a geração de relatórios, assim como ficam disponíveis para os funcionários de forma mais rápida.

Sendo assim, a sua empresa será capaz de responder melhor às necessidades de informação que surgirem no dia a dia.

Rompendo as barreiras físicas

A quantidade de dados que uma empresa possui atualmente é imensa, seja qual for o seu ramo de atuação, isso significa que os mesmos precisam ser muito bem tratados para que se tornem informações estratégicas para o negócio. Na maioria dos casos, esses dados estão em diversos sistemas e plataformas que se encontram em lugares diferentes, como por exemplo, no caso da empresa possuir filiais ou quando a empresa precisa integrar parte dos seus dados com os seus fornecedores. A barreira física existente acaba dificultando ou no mínimo atrasando essa integração de dados. Com a virtualização dos mesmos, eles se tornam disponíveis em um único local, totalmente gerenciáveis e acessíveis a quem precisar, possibilitando assim uma maior agilidade e disponibilidade em seus dados.

Mais integração de dados

Assim como acontece no caso de dados separados fisicamente, existe também um outro problema presente em quase todas as empresas. Devido à existência de diversos sistemas, bancos de dados e plataformas diferentes, todos contendo dados importantes, mas, que se encontram incomunicáveis. Com a adoção da virtualização, essa barreira pode ser reduzida, concentrando melhor os dados e diminuindo a complexidade para a integração dos mesmos, a fim de proporcionar mais qualidade na mineração de dados, obtendo além disso, a facilitação da administração dos dados do seu negócio.

Todos esses fatores juntos ajudam a entender melhor os benefícios que a virtualização pode trazer para o seu negócio, a melhoria na administração de dados, as melhorias no ambiente, o aumento na agilidade da obtenção de informações e a maior capacidade de manipulação de dados, se tornando um elemento estratégico e ajudando a diferenciar a sua empresa no mercado.

Além disso, a medida que a sua empresa conquista esse diferencial, a mesma passa a possuir um diferencial em relação à concorrência, o que é extremamente benéfico. Mas para que tudo dê certo é preciso fazer a virtualização de forma correta. É recomendado que você contrate uma empresa especializadas nesse tipo de serviço para que os benefícios esperados possam ser alcançados. Entre em contato conosco que iremos ajudar a esclarecer as suas dúvidas ou receios sobre a virtualização de dados.

É fato que a tecnologia sempre se dispõe para ajudar as empresas para agregarem valor ao seu negócio, e não é diferente com a virtualização de dados. Se após ler o texto você ficou com essa impressão, aproveite para conhecer os sites dos nossos parceiros, que oferecem os melhores serviços de virtualização do mercado. A EMC, a SAP e a VMware são empresas renomadas no mercado mundial de tecnologia da informação. E claro, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. A VERT tem ótimas soluções para a infraestrutura do seu negócio!

Se interessou pelo tema? Leia nosso outro post e entenda mais sobre a virtualização. Não deixe de fazer o seu comentário para nos contar o que pensa sobre a virtualização ser um elemento estratégico para o seu negócio!

CTAs_ebook_nuvem-02 (1)

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros