Artigo

Os empregos de TI que terão aumento de salário e de responsabilidades

A tecnologia está no centro dos negócios e vem ganhando mais espaço a cada dia, inclusive na vida pessoal. Essa escalada da tecnologia e a aproximação dos usuários com seus aparelhos, além da forte tendência à integração de plataformas e aparelhos, tem feito com que os profissionais da área ganhem cada vez mais destaque e recebam salários atraentes.

Por outro lado, a crise econômica no país tem contribuído para uma redução de cargos, o que tem aumentado a pressão nos remanescentes na empresa para realizar as mesmas atividades com menos colaboradores. Deve ser somado a isso também, a alta expectativa das empresas em relação à tecnologia que, neste contexto, assume a responsabilidade tácita de trazer soluções que otimizem processos, reduzam custos e contribuam no aumento de resultados, o que nem sempre é algo simples ou imediatista – e seguramente não é atingível sem os devidos investimentos.

Para referência de quem se interessa pela área, trouxemos alguns dos cargos que estão em alta no mundo da TI, com descrição de suas funções e as expectativas que os acompanham.

  • Gerente de Data Analytics (DA): uma área que está em alta no mercado graças à necessidade crescente de obtenção de informação sobre tendências de consumo e previsões de mercado, o DA traz aplicações para várias áreas. Por isso, os gerentes que estejam habilitados a implementar e conduzir este tipo de prática terá boa possibilidade de emprego, assim como pressões por resultados para todas as áreas da empresa;

  • Cientista de dados: cargo popularizado por empresas como Facebook e Google, o cientista de dados é o especialista em soluções para coleta, armazenamento, tratamento e distribuição de dados, o que vem ganhando espaço no mercado. As equipes costumam ser enxutas, as expectativas de resultados altas e os prazos curtos, sendo esse conjunto um dos principais desafios deste profissional;

  • Gerente de desenvolvimento de software: com a alta dos apps e a variedade de plataformas, os gerentes de desenvolvimento ganham automaticamente destaque nas empresas da área. Entre as expectativas principais, baixos índices de erros, rápido rollout, boa integração com outras áreas e criatividade;

  • Chief Data Officer (CDO): é o principal contratante de cientista de dados nas empresas e o responsável por planejar, desenvolver e coordenar todas as atividades da área de TI ligada à coleta e análise de dados. O CDO muitas vezes pode ser confundido com o CIO ou outros cargos de alta gerência em tecnologia pela proximidade das áreas, mas o CDO tem como diferencial a dedicação aos dados e geração de informação, não sendo responsável por questões como infraestrutura, redes, segurança etc. Naturalmente, é um cargo com elevadas expectativas por resultados que impactem todas as áreas críticas da empresa, da gestão às vendas.

A tecnologia está e deve permanecer por um longo tempo como uma área de destaque, atraindo profissionais de outras áreas pela oferta de empregos e pela possibilidade de crescimento, além do prestígio dentro das próprias organizações.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros