Artigo

O que o gestor deve saber sobre Data Analytics

Resta pouca dúvida que a gestão organizacional não pode mais abrir mão de informações de qualidade para ser executada adequadamente. A cada dia, mais e mais empresas que ainda não usam ferramentas de data analytics (DA) começam a mudar de postura, sentindo que precisam estar melhor informadas para tomarem decisões conscientes e, assim, obterem vantagens competitivas. Por outro lado, a falta de informação e a insegurança que isto causa ainda vem freando esta adesão por parte de diversos gestores que, em dúvida em relação aos reais benefícios deste tipo de solução, preferem não realizar o investimento, privando-se de melhores resultados.

Se sua empresa ainda não usa nenhum tipo de processo de análise de dados para obtenção de informação estratégica e o motivo é justamente a falta de visibilidade sobre os impactos práticos do DA, convém analisar os seguintes pontos, que mostram como sua empresa será certamente beneficiada:

  • Insights sobre clientes: clientes mais exigentes e menos pacientes tornam a fidelização e a abordagem muito mais complicadas, com menos chance para erro e maior necessidade de precisão nas ações. Isso é um dos usos mais efetivos do DA, onde padrões de comportamento obtidos em diversas fontes dão clareza sobre as expectativas e os perfis de cada grupo de cliente, tornando suas ações de marketing e comunicação muito mais efetivas.
  • Simplificação de cenários: muitas vezes, enxergar padrões e fazer previsões de comportamentos em mercados cada vez mais complexos são tarefas que beiram a adivinhação. As práticas de DA existem justamente para que o caos de informações que cercam e permeiam a empresa passem a fazer sentido e, ao invés de serem apenas um mar de dados desconexos, passem a compor informações que podem ser traduzidas em ações estratégias para todas as áreas.
  • Monitoramento de mercado: antever ações de concorrentes e seus resultados é outra utilização muito popular do DA. Com análise de dados de mercado e de comportamento do público, é possível prever reações da concorrência e antecipar-se a elas, de modo a ganhar uma importante vantagem de posicionamento de mercado e produto.
  • Inteligência em tempo real: uma variante importante do DA é a análise em tempo real, que permite o monitoramento constante de elementos chave para a empresa, o que gera uma imagem nítida e realista dos fatores determinantes para o sucesso da empresa. Entre os resultados desta aplicação estão a possibilidade de ajuste de portfólio de produto em tempo real (muito usado em e-commerce) de acordo com a demanda, acompanhamento de desempenho de vendas no PDV, entre outros.
  • Redução de custos: analisando os processos e desempenho da empresa, o gestor consegue enxergar gargalos e pontos de ineficiência que geram custos desnecessários e reduzem a produtividade, o que pode contribuir diretamente na redução de custos de operação da empresa, ao mesmo tempo que melhora a eficiência operacional.

Este, entre muitos outros, são vantagens que sua empresa pode obter agora mesmo, por isso não espere mais para implementar o data analytics: conte com a Vert para assessora-lo em todo o processo e sai na frente da concorrência.

New Call-to-action

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros