Artigo

O que é necessário para a escolha do servidor de software?

Uma das partes mais importantes para a implantação de um novo software é a especificação e a escolha do servidor em si. Devem ser levados em consideração diversos pontos que serão muito importantes no futuro. Quando essa especificação é bem feita, diversos problemas podem ser evitados, como, por exemplo, a baixa performance do software devido a falta de recursos disponíveis, como a quantidade de memória RAM, processadores ou espaço de armazenamento em disco.

Confira os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher o novo servidor de software para a sua empresa.

Sistema operacional e de banco de dados

Antes de mais nada, é preciso saber qual é o sistema operacional que o seu software irá precisar para ser instalado. Entre as principais opções, temos as distribuições Linux ou versões do Windows Server, sendo ainda necessário atentar se o servidor será de 32 ou 64 bits. O sistema operacional do servidor é a base que será utilizada para instalar o seu software. O sistema de banco de dados também precisa ser especificado e pode influenciar diretamente na escolha do sistema operacional do servidor, entre os principais, temos o MySQL, Microsoft SQL Server, Oracle, PostgreSQL, etc.

Espaço de armazenamento

Outra característica importante é a necessidade de armazenamento que o seu servidor de software irá precisar. Além de armazenar arquivos de logs, os softwares, muitas vezes, utilizam o espaço disponível para criarem arquivos temporários, entre outras coisas.

Servidor dedicado ou compartilhado

Com a virtualização dos servidores, é necessário conhecer a real demanda do seu software, quando for muito utilizado e precisar de uma grande quantidade de performance do servidor. Pode ser necessário possuir um servidor dedicado, conhecido como Virtual Private Server (VPS), em vez de se utilizar servidores compartilhados.

Backup e restauração

A política de backup automático e recuperação de desastres também deve ser avaliada antes de se escolher o seu servidor de software. Pode parecer que todos os fornecedores possuem recursos do tipo, mas quando uma catástrofe ocorre, as pequenas diferenças existentes entre os fornecedores podem significar a continuidade ou a falência da sua empresa.

Interface do painel de controle

No painel de controle é possível gerenciar os recursos do seu servidor, além de mostrar suas principais informações, sendo assim, ela precisa ter uma interface fácil de usar e segura o suficiente para que o ser servidor fique protegido contra acessos não autorizados.

Tempo Up-time do servidor

O tempo up-time é o tempo mínimo que o seu servidor precisa estar online. São registrados em contratos os valores especificados que o fornecedor precisa garantir, sendo ideal possuir 99,9%, mas, em casos que não for possível, o mínimo 99% up-time precisa ser garantido.

Escalabilidade

Esse é um fator crítico para a funcionalidade do seu software. A escalabilidade dos recursos contratados por você é muito útil quando a demanda sob o seu software é alterada consideravelmente em determinado momento. Possuir escalabilidade pode evitar quedas de performance ou até a interrupção do seu servidor.

Quantidade de domínios

A quantidade de domínios diferentes que podem ser hospedados no seu servidor precisa ser levada em consideração para fazer uma escolha correta. Muitas vezes, os softwares trabalham com domínios diferentes a fim de melhorar a sua performance ou por outros motivos específicos.

Possibilidade de hospedar um e-commerce

É necessário avaliar se existe ou não a possibilidade de se hospedar um e-commerce no servidor a ser contratado. Claro que essa opção só é necessária quando o software que será implantado no servidor se tratar de um e-commerce.

Todas essas características precisam ser avaliadas antes de se contratar um novo servidor de software para a sua empresa. É claro que a necessidade — ou não — de alguns recursos, dependem das características do software que será instalado e disponibilizado no servidor. É importante fazer uma análise de qualidade para que não sejam efetuadas contratações insuficientes de servidores para a sua empresa, evitando o desperdício de recursos financeiros e até mesmo a ocorrência de problemas que podem afetar negativamente o software presente no servidor.

Quais são os itens avaliados na sua empresa antes de se contratar um servidor de software? Compartilhe conosco a sua experiência sobre o tema.





New Call-to-action




Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros