Artigo

O que é Comunicação Unificada?

Olá, vamos conversar um pouco sobre Comunicação Unificada. Porém faz-se necessário contextualizar o conceito, que pode ser iniciado assim:

“A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível a própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa intercâmbio. E todo intercâmbio entre os seres humanos só se realiza por meio da comunicação.

A comunicação preside, rege, todas as relações humanas. É uma mercadoria cada vez mais valiosa, apesar de imaterial: informação, ou seja, notícias, dados, ideias, conhecimento, ficção, cultura, arte.” (Autor desconhecido)

Adaptando, Comunicação Unificada busca simplificar a gestão das tecnologias com as quais as empresas lidam todos os dias: telefones fixos e celulares, equipamentos de videoconferência, serviços de audioconferência, e-mail e outros dispositivos comumente usados nas organizações.

Evolução dos Telefones

O foco são as pessoas e suas necessidades, desta forma são integradas as facilidades de voz, vídeo e dados, para possibilitar que os usuários se comuniquem e colaborem em tempo real, no modo mais adequado a cada interação.

Por meio de regras e políticas, as facilidades de comunicação são integradas em tempo real com os processos de negócio da empresa, baseadas em presença, e por meio de uma interface unificada, concentrando diferentes dispositivos e mídias de comunicação.

Você poderá responder a um e-mail, com sua voz. Atender o telefone fixo do escritório no aeroporto. Não importa como, onde ou quando se comunica, você terá acesso total às mesmas interfaces e recursos corporativos.

As ferramentas de comunicação fazem mais quando trabalham em conjunto. Você usa a mesma interface para colaborar em tempo real em todas as suas ferramentas, incluindo vídeo de desktop, redes sociais, conferências e muito mais. As Comunicações Unificadas agrupam sistemas, dispositivos e aplicações de vários fornecedores e desenvolvedores, que baseados em padrões abertos e interfaces robustas.

50 milhões de usuários-anos

Quando falamos de flexibilidade, chegamos em MOBILIDADE, recurso que se tornou possível com os avanços das nossas redes, ampliação da cobertura da internet, passamos a ter melhores recursos tecnológicos, comparados aos das nossas organizações, aí passou a existir o BYOD, mas isso será detalhado no nosso próximo encontro.

Francolino da Mata
Especialista em Soluções de Comunicação

análise de dados e big data

Conheça nossos parceiros