Artigo

O que considerar na hora de migrar para o S/4 HANA

Mudanças de sistemas pesados como um software de gestão corporativa nunca podem ser feitas sem grande análise e consideração de todos os fatores, afinal, ele está diretamente relacionado à gestão e à operação de diversas áreas críticas da empresa, além de ter impacto direto na infraestrutura de TI, o que pode acarretar em custos, performance e, em última instância, usabilidade e viabilidade de todo o sistema. Por esta razão, aqui serão discutidas as vantagens e benefícios da excelente solução Business Suite S/4 HANA assim como os pontos de atenção para uma transição consciente, segura e efetiva.

Processamento de dados e análise em tempo real

Começando pelas grandes vantagens do S/4 HANA, é necessário citar o poder de processamento desta plataforma. Seu processamento de dados ocorre diretamente na memória – no processo chamado de in-memory – sem ter que acessar discos de base de dados para as principais operações, o que torna o processamento de dados rápido o suficiente para uma análise em tempo real de informações, que podem ser de qualquer natureza, desde informações de trânsito até comportamento de consumidores.

Esta plataforma consegue analisar, por exemplo, conteúdo textual em documentos estruturados e não-estruturados com igual facilidade, levantando e catalogando informação de forma contextual e inteligente, o que garante uma análise de conteúdo extremamente precisa e rapidamente aplicável de enormes quantidades de informação.

Disponibilidade e segurança de dados

O SAP S/4 HANA foi desenvolvido com ferramentas de última geração em espelhamento, redundância e recuperação de dados – mesmo em casos de desastres naturais – tudo para garantir que as informações estejam sempre disponíveis para sua empresa.

Além disso, toda a plataforma foi idealizada para trabalhar em nuvem, o que torna o processo seguro e altamente escalável, além de permitir até 40% de redução na carga aplicada à infraestrutura.

Principais pontos de análise para a migração

Além de olhar os benefícios, também é necessário analisar alguns pontos cruciais para uma migração eficaz e plenamente sustentável, que traga os resultados esperados dentro da realidade de cada organização. Abaixo seguem os principais fatores relacionados que devem ser considerados antes de decidir pela migração.

  • Base de dados

O S/4 HANA depende de sua própria base de dados para operar e isso requer uma aquisição separada. De modo geral, este custo pode ser estimado na casa de centenas de milhares de dólares, podendo chegar à casa dos milhões, dependendo do tamanho da sua operação.

  • Custos de manutenção

Novamente olhando em termos gerais, este Business Suite custa um adicional de 15% sobre os valores já pagos para as demais soluções da SAP.

  • Infraestrutura

Embora não necessariamente incorra em custos extras, o S/4 HANA costuma ser instalado, preferencialmente, em um equipamento dedicado, o que pode requerer a aquisição de um novo equipamento. Como outra opção, pode ser instalado como Tailored Database Integration (TDI), diretamente no datacenter e rodado remotamente.

  • Tamanho

Os valores associados ao uso da plataforma S/4 HANA são calculados com base no volume de uso, em GB. Por este motivo, é fundamental fazer uma estimativa precisa de uso para que o volume comprado não seja grande demais (gerando custos desnecessários) nem pequeno demais (sendo insuficiente para sua realidade). Muitas empresas estão buscando serviços de assessoria terceirizada para aferir os volumes de uso e, consequentemente, os valores de investimento.

  • O processo de migração

Por mais simples e rápido que seja a implementação do S/4 HANA em relação às demais soluções de gestão corporativa, ainda assim existe um nível de complexidade a ser considerado, o que possivelmente está fora do escopo de expertise da equipe que gerencia o SAP em sua empresa. Isso faz com que seja recomendável contratar especialistas externos para garantir uma instalação segura e sem imprevistos.

Uma vez que todos estes fatores sejam examinados com cuidado, sua empresa pode determinar se é hora de investir nesta plataforma. E na hora de realizar a migração ou instalação, você sempre pode contar com toda a experiência dos especialistas da Vert para ter tranquilidade e garantia de profissionalismo.

SAP S/4 HANA

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros