Artigo

Nuvem híbrida: saiba tudo sobre o assunto

Após a era dos mainframes (até anos 90), seguida pelo domínio dos PCs (anos 90 e início dos anos 2000), um terceiro marco na interação entre ser humano e computação começa a emergir. O mundo assiste hoje a um momento transitório, que consiste na migração da era dos desktops para a chamada “Terceira Plataforma”. Fincada em quatro pilares (Big Data, Social Business, Mobilidade e Computação em Nuvem), a Terceira Plataforma tem na alocação de serviços na nuvem seu ícone mais amadurecido no universo corporativo, alvo de muitas adaptações em busca do formato ideal às necessidades empresariais e sociais, nos últimos anos.

O fenômeno da Nuvem Híbrida

É em meio a essa esteira de constante melhoria que chegamos à “Nuvem Híbrida”, duas palavras poderosas na gestão corporativa e que devem ser conhecidas a fundo por você que precisa abrigar seus dados com o máximo de segurança, dar mais flexibilidade ao seu negócio, mas sem impactar suas despesas.

Uma análise feita há dois anos pelo Gartner Group, consultoria norte-americana especializada no universo de TI, revelou que 50% das empresas do mundo devem investir em nuvem híbrida até 2017; um indicativo forte o suficiente para manter seus olhos fixos nas próximas linhas, sob o risco de ser engolido por uma concorrência mais “antenada” com as mudanças no ambiente externo, algo que você certamente não gostaria, certo?

Mas, afinal, o que é nuvem híbrida?

Como é do seu conhecimento, os recursos em nuvem oferecem flexibilidade, dinamismo, redução de gastos com infraestrutura de TI, entre outras vantagens que explicam porque o mundo se encontra hoje em uma onda “Everything as a Service”: não se trata apenas de alocar software e aplicações em nuvem (pagando pelo serviço), mas também, plataformas, hardware, sistemas operacionais, enfim, toda a matriz de TI de sua empresa.

O problema é que o mesmo serviço de nuvem pública é compartilhado entre diversos usuários, deixando seus dados confidenciais, arquivos e infraestrutura sob risco e vulnerabilidade. Por outro lado, a nuvem privada oferece exclusividade de utilização de recursos, mas os valores costumam ser amargos. Foi para solucionar essa demanda de mercado que surgiu o conceito de ambiente “multi-cloud” ou “nuvem híbrida”.

A nuvem híbrida representa a possibilidade de manter alguns recursos em nuvem pública, e outros, em nuvem privada. É uma maneira de fundir a segurança de uma nuvem privada e o baixo custo de uma nuvem pública. Esse modelo se baseia na ideia de que nem tudo o que a empresa mantém em ambiente virtual é de absoluto sigilo e merece ser guardado a sete chaves; assim, a nuvem privada é contratada para alocar somente o que for crítico à organização; todo o resto é alocado em nuvem pública.

Como gerenciar

O gerenciamento de uma nuvem híbrida envolve desenvolver um ponto de controle único de serviços de TI para o consumo self-service de recursos de ambas as abordagens (pública e privada). Uma estrutura aberta, flexível, extensível e que disponha de um só painel de controle, a fim de que a empresa possa lançar mão dos mesmos processos e ferramentas homogêneas. A VERT possui expertise nesse perfil de gerenciamento. Clique aqui e conte com apoio especializado para potencializar seus resultados.

Vantagens do trabalho em ambiente multi-cloud:

• Otimização dos processos existentes com baixo custo adicional;
• Custo menor do que o da nuvem pública;
• Tão seguro quanto a nuvem privada, já que, em ambos os casos, seus dados mais importantes ficarão armazenados em nuvem privada;
• Flexibilidade ainda mais extensa do que as demais abordagens de nuvem.

Uma nuvem híbrida bem construída gera muito mais força competitiva à empresa; entretanto, seu desenvolvimento eficiente implica ter apoio especializado de uma empresa com um vasto número de cases de sucesso em implantação de infraestrutura em nuvem, como a VERT.

Revolucione seu negócio com os benefícios da virtualização! Caso ainda haja alguma dúvida, deixe seu comentário e participe da conversa.

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros