Artigo

Mobile Device Management

Mobile Device Management: como testar seus aplicativos?

Mobile Device Management (em português, Gerenciamento de Dispositivos Móveis) ou simplesmente MDM, é uma sigla que tem sido empregada para designar administração de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Tem ganhado notoriedade e adoção rápida entre as empresas que desejam gerenciar e garantir acesso seguro destes dispositivos ao ambiente corporativo.

Algumas das principais funcionalidades de um sistema MDM são:

  • Permitir que dispositivos móveis acessem a infraestrutura e os serviços da empresa de forma segura;
  • Incentivar o aumento da produtividade dos colaboradores, permitindo que trabalhem em seus próprios dispositivos móveis (BYOD);
  • Monitorar aplicativos e processos em execução nos dispositivos;
  • Garantir a entrega e a segurança dos dados nos dispositivos móveis;
  • Controlar o que os colaboradores podem ou não podem fazer com seus smartphones e tablets dentro do ambiente corporativo.

Um sistema MDM ajuda a controlar, proteger, monitorar, gerenciar e suportar todos os dispositivos móveis na rede corporativa. O sistema também oferece condições de garantir que os dados estejam seguros em qualquer situação. Em caso de extravio ou roubo dos dispositivos, é possível apagar seus dados remotamente ou recuperá-los caso o dispositivo seja encontrado.

Distribuição OTA

É fato que a distribuição de aplicativos móveis desempenha um papel importante para garantir que sejam implantados no dispositivo do usuário. Quando falamos de MDM, o controle da distribuição de aplicativos é vital para garantir a segurança e a privacidade dos dados corporativos.

A maioria dos sistemas de MDM suportam distribuição OTA (over-the-air). Uma característica importante do OTA é a possibilidade de enviar uma atualização para todos os usuários, que são incapazes de recusar, anular ou alterar essa atualização. As atualizações podem ser enviadas para apenas um dispositivo, em lotes ou para grupos específicos.

Para a equipe de desenvolvimento, usando a distribuição OTA, é possível entregar aplicativos através da rede para que sejam testados pelos usuários. Os testadores podem instalar novos aplicativos ou receber atualizações nos seus dispositivos.

Compatibilidade

O sistema MDM pode garantir a compatibilidade de hardware e de sistema operacional, permitindo que o aplicativo seja entregue apenas em determinados hardwares e plataformas operacionais como iOS, Android, Windows Phone, etc.

Desempenho

É possível entregar aplicativos para hardwares e sistemas operacionais específicos através da MDM. Essa abordagem ajuda a eliminar gargalos, travamentos e erros que poderiam se tornar brechas de segurança dentro da rede corporativa. Em caso de problemas de desempenho ou comportamento inesperado, basta enviar uma notificação para desistalar o aplicativo e ele será removido do dispositivo do usuário.

Segurança

Com o crescimento das aplicações comerciais, é indispensável para a organização permitir seletivamente quais aplicativos podem ser utilizados para acessar os dados corporativos. Neste aspecto, o MDM apresenta um conjunto de recursos para controle e monitoramento de aplicações móveis como as blacklists.

Quando um aplicativo que está na blacklist é detectado em algum dispositivo, é possível enviar uma notificação para o administrador do sistema e para o usuário solicitando a desinstalação do aplicativo.

Monitoramento

A maioria das plataformas de MDM oferece recursos e relatórios que permitem obter informações completas sobre os dispositivos e os processos em execução em tempo real. Isso permite à organização monitorar se o uso do dispositivo está em conformidade com as políticas estabelecidas.

Como vimos, o MDM é uma realidade nas organizações. Com a explosão dos dispositivos móveis e a crescente utilização do próprio dispositivo como ferramenta de trabalho, faz-se necessária a utilização do MDM para aplicar controles inteligentes e garantir a segurança e a privacidade dos dados corporativos.

Como o MDM está ajudando a sua empresa? Deixe o seu comentário. Queremos saber a sua opinião!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros