Artigo

Investimentos em computação em nuvem crescem no Brasil

O avanço tecnológico no que diz respeito à troca de informações evoluiu em um tempo relativamente rápido desde a popularização da internet. As conexões discadas que nos eram úteis para ficarmos a par das últimas notícias, ou como meio de comunicação em sistemas de messengers, foram substituídas através de uma avançada infraestrutura, por meios virtuais modernos, ultra velozes, e com uma alta capacidade de armazenamento.

Essa modernização permitiu o surgimento da computação em nuvem, na qual usuários e empresas a utilizam como uma solução prática e mais econômica de armazenamento de dados e softwares, realização e gestão de atividades. No post de hoje, falaremos sobre o crescimento da utilização deste grande aliado dos empreendimentos no Brasil, além de quais são os desafios que ainda devem ser enfrentados.

Computação na nuvem: eficiência e economia

Um dos grandes responsáveis pela ampliação do uso do cloud computing, além de ter provocado sua migração para o meio empresarial, foi o crescimento da acessibilidade à gadgets como celulares e tablets, além da possibilidade de conectar-se a arquivos através da nuvem que o usuário anteriormente só acessaria se estivesse abrindo diretamente do hardware onde ele foi armazenado.

E isso passa a ser uma solução para as empresas a partir do momento em que identificam a possibilidade de hospedar sistemas de arquivos e plataformas de trabalho inteiras na nuvem, de modo a serem acessadas em qualquer localidade do planeta e sem a necessidade de lançarem mão de grandes espaços físicos para armazenamento e desenvolvimento de complexas — e as vezes falhas — redes de cabos e wi-fi para esta integração.

Crescimento da computação na nuvem no Brasil

Segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), 2015 tem demonstrado uma taxa de crescimento de 10% em relação ao ano passado na utilização da computação na nuvem, e quase a metade dos empreendimentos nacionais já utiliza este tipo de recurso. Isso se dá em função da ampliação da disseminação das informações a respeito deste tipo de solução para os diversos tipos de negócio, tendo em vista que para muitos ainda é um conceito inovador e totalmente inimaginável até então.

Desafios a serem enfrentados

É sabido que os empresários são bastante cautelosos quanto aos seus investimentos, e quando se trata de algo relativamente desconhecido, formular o convencimento ainda é uma tarefa difícil para muitas empresas de TI. O principal fator de desconfiança para a maioria dos empreendedores é a segurança de que os dados a serem disponibilizados na nuvem estarão seguros quanto a invasões.

O que deve ser ressaltado nestes casos são as modernas formas de criptografia e protocolos de segurança para o acesso restrito às pessoas autorizadas a operar determinados sistemas ou modificar arquivos.

A computação em nuvem é algo que em um futuro próximo, provavelmente, será tratado não como opção, mas sim um requisito para o enquadramento em um novo contexto de comunicação e forma de trabalho, o que já é válido para as empresas que desejam apresentar diferenciais quanto à eficiência, agilidade, foco em excelência administrativa e, o principal, satisfação dos clientes, o que é fundamental em tempos de gestão de crises.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios da navegação em nuvem ou alguma experiência que gostaria de compartilhar? Aproveite os comentários e participe da conversa!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros