Artigo

In-memory processing: a força por trás do SAP HANA

SAP High Performance Analytic Appliance, conhecido como HANA, é um banco de dados extremamente poderoso e rápido, capaz de analisar enormes quantidades de informações em tempo real, criando assim a possibilidade de tomadas de decisão de automação de negócios com agilidade e precisão inéditas, mesmo para os consagrados produtos da SAP.

As aplicações do HANA são tão variadas quanto seus clientes, e incluem simulações financeiras complexas, atualização em tempo real de produtos em e-commerce de acordo com a demanda, interação ao vivo de espectadores com apresentações artísticas via smartphone e muito mais. Por trás de todo este poder estão anos de pesquisa e aprimoramentos, e um detalhe inovador: processamento em memória.

Este processo, muitas vezes chamado de in-memory, consiste em uma ideia simples, porém muito funcional: manter alguns dados gravados na memória RAM, ao invés de manter tudo nos HDs; também podem ser utilizados SSDs neste processo, o que tem expandido a capacidade de utilização deste tipo de procedimento. Com os dados comprimidos e acessíveis direto de clusters de memória de acesso rápido, o processamento chega a ser dezenas de vezes mais rápido, o que permite que as queries sejam executas com grande velocidade. Para o usuário, este sistema representa um contexto totalmente novo de tomada de decisão, pois permite análise de dados em tempo real.

Embora para alguns mercados esta facilidade possa parecer dispensável, suas aplicações podem ser determinantes para o sucesso de empresas em segmentos como varejo, logística, pesquisa ou finanças. Voltando aos exemplos iniciais, um site de e-commerce que montado sobre o HANA consegue analisar constantemente o fluxo de buscas e compras do site e ajustar, automaticamente, a lista de produtos e preços, deixando as peças mais populares em evidência, seguindo organicamente as tendências do consumidor.

Da mesma forma, uma empresa de logística consegue analisar o trânsito em tempo real e otimizar automaticamente todas suas entregas na mesma velocidade com que o trânsito muda. Tudo sem a necessidade da intervenção do operador, e com possibilidade de geração de relatórios com precisão e respostas imediatas.

Esta mesma tecnologia agora também embasa o mais recente ERP da SAP, o S/4 HANA. Módulos de finanças, gestão de pessoas, vendas e outros também podem contar agora com análises mais rápidas e robustas para suas finalidades, oferecendo aos gestores a possibilidade de enxergar todo o panorama de suas áreas ou mesmo da empresa com precisão e máxima confiabilidade.

Este poder de decisão fica ainda mais acessível graças à remodelagem e simplificação da estrutura, voltada para usabilidade, e à inovadora interface Fiori, totalmente responsiva e adaptável, trazendo todo o desempenho do HANA para qualquer aparelho, desde o smartphone até o desktop.

O HANA, portanto, colocou a SAP definitivamente na vanguarda da Era Digital, trazendo o poder, a velocidade e a agilidade de que as empresas necessitam para atuar com máxima performance e controle, ficando preparadas para atuar à altura dos desafios que podem surgir em todas suas frentes de atuação.

SAP S/4 HANA

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros