Artigo

Implantação de ITIL: 4 coisas que você precisa saber para ter sucesso!

O mercado de TI está cada vez mais dinâmico. As mudanças ocorrem com muita frequência, sejam relativas às novas tecnologias, visões de mercado ou necessidades de clientes, o que faz com que a complexidade dentro da área aumente. E assim como seu mercado, a TI também precisa ser não só dinâmica, mas também eficaz e eficiente para que seus serviços sejam mantidos com qualidade, estabilidade e confiança.

Foque na mudança cultural e nas pessoas, e não na ferramenta

Não é por acaso que essa é a primeira dica. Quando muitas empresas iniciam a implantação de ITIL, é muito comum que a preocupação sobre quais ferramentas adquirir para que os processos funcionem seja maior do que a preocupação com as pessoas envolvidas. Lembre-se: não importa qual a ferramenta escolhida se os colaboradores no ambiente de trabalho não estiverem alinhados e motivados com os objetivos.

Implantar ITIL pode ser uma grande mudança de postura e cultura dentro da empresa, e, naturalmente, pode causar um choque em algumas pessoas. Dê mais atenção à conscientização e treinamento da equipe, e os resultados surgirão.

Sem pressa: não aborde todos os processos de uma só vez

Não adianta querer abraçar tudo de uma só vez. São mais de 25 processos para ser implantados, e achar que é possível começar todos ao mesmo tempo pode ser um grande erro. Ao tentar adotar muitas coisas simultaneamente, você e sua equipe provavelmente vão perder o foco durante os processos e a complexidade dessa tarefa demandará um volume de trabalho alto, o que tomará muito tempo do seu time e pode prejudicar outros projetos.

Não siga tudo à risca. O ITIL pode precisar ser adaptado

ITIL é uma biblioteca de práticas para a área de tecnologia de informação, e não há diferenciação pelo tamanho da empresa que vai implementá-las. Você precisa estar ciente de que organizações diferentes têm tamanhos e momentos diferentes, e nem sempre o que está escrito nos guias é o que será melhor para o seu negócio.

Esteja ciente de que adaptações podem ser necessárias para que a implantação de ITIL seja benéfica para seu ambiente de trabalho.

Faça um planejamento que permita “vitórias rápidas”

É melhor para todos que o seu planejamento de implantação seja criado de forma que apresente objetivos claros e relativamente curtos em relação ao objetivo final. Isso dará mais credibilidade e confiança durante o processo de implantação, uma vez que o progresso poderá ser medido e comprovado pelos resultados apresentados a cada etapa concluída.

Após essas dicas, deu para perceber que a implantação de ITIL não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas também não deve ser encarado como algo tão simples. É um processo que demanda certo cuidado tanto do gestor quanto da equipe. Seguindo essa linha, podemos alcançar o sucesso em sua implantação, diminuir sua complexidade e, ao mesmo tempo, evitar perdas de investimento.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem alguma experiência ou dica para a implantação de ITIL? Compartilhe com a gente aqui no blog!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros