Artigo

Gestão de conteúdo corporativo: por que a busca eletrônica é essencial?

A era da tecnologia da informação permitiu que companhias de diversos ramos tivessem acesso fácil a uma série de informações sobre os seus processos internos, seus funcionários e os seus clientes. Essas informações são a oportunidade mais barata e precisa para companhias melhorarem os seus processos internos, aumentarem as suas vendas e vencerem novos desafios. Entretanto, a organização desse conhecimento é vital para a eficiência dos processos de análise de dados de qualquer empresa. No texto de hoje, falaremos de uma das partes vitais de qualquer método de gestão de conteúdo: a busca eletrônica. Ela permite que o acesso a conteúdos seja otimizado com flexibilidade e confiabilidade. Se você quer conhecer um pouco mais sobre ela e as estratégias de gestão de conteúdo, leia o nosso texto de hoje!

Tornando a informação mais dinâmica e acessível

Entre todas as áreas da gestão de dados de uma companhia, as tecnologias de indexação e busca de informações podem não ser as mais atrativas, mas são as mais importantes para as empresas que buscam melhorar a maneira como dados são acessados. Por meio de métodos de busca eficientes, analistas, técnicos e gestores, podem recuperar e encontrar a informação necessária para a execução de um projeto ou uma tarefa rapidamente. Mesmo que os algoritmos de busca eletrônica que você possui acesso não sejam tão poderosos quanto os do Google, é possível implementar métodos de busca que são eficientes e ágeis em qualquer local sem grandes gastos.

Utilizando uma política de gestão de dados bem estruturada e que consiga fazer uso dos avanços das técnicas de machine learning e big data que ocorreram nos últimos anos, as tecnologias de indexação de grandes blocos de informações tornaram-se algo acessível para o mercado corporativo. Elas permitem que conteúdos, que não necessariamente estão estruturados (como e-mails, bancos de dados, planilhas e documentos de texto, imagens e semelhantes), sejam classificados por critérios objetivos de acordo com a necessidade do usuário.

Conteúdo sem acesso é inútil. Por meio da busca eletrônica, os conteúdo podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer formato. Essa é uma “arte” onde os mecanismos de pesquisa irão trabalhar com diversos sistemas de classificação e análise de dados para encontrar e exibir conteúdos com simplicidade e beleza. Ele deve ser capaz de mostrar não apenas aquilo que é relevante para você naquele momento, mas também abrir novos horizontes por meio de conteúdos que você não imaginava que estavam disponíveis.

Como funciona um mecanismo de busca eletrônica

Por trás de uma pequena caixa de busca, existem sistemas e algoritmos complexos. Eles estão ligados a diversos subsistemas que verificam diretórios, bancos de dados e documentos internos. Essas informações são extraídas, classificadas e transferidas para os sistemas principais, que classificam os conhecimentos para exibi-los em uma página de resultados.

Os sistemas principais distribuem os metadados em um grande índice, para tornar o acesso ao conteúdo mais prático. Uma vez que esse conhecimento é dividido em categorias internas, ele pode ser encontrado por meio de palavras-chave complexas. Ao procurar por um conteúdo, o mecanismo de pesquisa varre o índice em busca de informações que batem com os termos e expressões digitadas no campo de busca. Por fim, ele também deverá formatar todos os resultados em uma página amigável e simples, otimizando a visualização do conteúdo encontrado.

Gestão de conteúdo: otimizando o tratamento de dados da sua empresa

A era da informação aumentou significativamente as oportunidades para as companhias de diversas áreas. Nesse cenário, onde data centers precisam lidar com uma quantidade enorme de registros de operações financeiras, e-mails, bancos de dados e informações de consumo e comportamento de consumidores, as políticas de gestão de dados ganham destaque na busca por mais produtividade interna. Assim, a empresa que utilizar bons métodos de controle, armazenamento, análise, indexação e busca de informações ganha competitividade quando comparada com a sua concorrência.

E você, o que acha do papel da política de gestão de dados na vida corporativa? Compartilhe a sua opinião conosco!

CTAs_ebook_nuvem-02 (1)

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros