Artigo

Entenda a virtualização e seus benefícios

Uma das maiores dificuldades nas empresas de TI é manter o seu ambiente de trabalho em funcionamento, mesmo com grandes demandas de serviços e aplicações. Infelizmente, muitas das empresas de TI brasileiras estão trabalhando em seu limite financeiro e físico. E vivendo nessa realidade, os profissionais da área precisam buscar outros mecanismos para modernizar a sua estrutura. É aí que entra o processo da virtualização, no qual é criada uma versão online de storages (dispositivos de armazenamento), aplicações, modelos legados e de sistemas operacionais, tornando todo o gerenciamento de TI muito mais simples, mesmo em situações críticas.

A virtualização de dekstops e de servidores corporativos ganha cada vez mais força nas empresas. O que, até alguns anos atrás, era uma tecnologia cara e pouco utilizada nas organizações, se transformou em uma tendência de mercado em escala global. E o Brasil não está fora dessa perspectiva. Venha descobrir mais sobre virtualização e seus benefícios no post de hoje.

O que levou ao aumento da demanda pela virtualização?

A virtualização é um processo que começou a se expandir com a crise econômica mundial de 2009. E, desde então, essa tendência só cresceu. Isso porque, toda vez que ocorre alguma turbulência na economia, as empresas buscam ferramentas que permitam uma maior facilidade de gestão e implementação de tecnologias que não exijam um investimento pesado em hardware e servidores.

Como a virtualização é um processo que facilita a vida das empresas e diminui custos com manutenção, aumentando a produtividade dos funcionários, ela se mostra como uma excelente alternativa, já que seu custo-benefício é muito mais interessante do que manter sistemas legados que não oferecem as mesmas vantagens e facilidades da virtualização.

O crescimento da virtualização nas empresas

De acordo com uma pesquisa recente no mercado de tecnologia realizado pela A2F, especialista em soluções de TI, a demanda pela virtualização cresceu em 70% em comparação ao ano de 2014. E esse crescimento está ligado diretamente com a expansão e adesão das empresas a cloud computing, que oferece maior eficiência nos processos corporativos.

A virtualização e o cloud computing andam de mãos dadas. E a tendência é que as empresas adotem as duas tecnologias, especialmente em tempos de crise na economia brasileira, exigindo das organizações investimentos em tecnologias que aumentem a produtividade, porém, que tudo seja feito com um custo beneficio pesando a favor da empresa. É justamente o que a virtualização proporciona, e por isso ela é fortemente recomendada.

Benefícios que a virtualização oferece

Motivados pela possibilidade de redução de custos com hardware, componentes de rede e até mesmo de energia elétrica, gestores de TI e donos de negócio encontram na virtualização a solução de seus problemas.

A virtualização também proporciona às empresas a vantagem de executar as suas tarefas de forma mais rápida e segura. Além disso, essa tecnologia leva a otimização de processos, alta confiabilidade, maior desempenho, produtividade e escalabilidade. E, nos dias de hoje, com a concorrência acirrada, aumentar a produtividade, pode fazer toda a diferença nos números de sua empresa.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Virtualizar desktops e servidores é um requisito que atende às politicas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, já que é um processo que reduz de 30% a 40% o consumo de energia elétrica e a emissão de carbono na atmosfera também é reduzida de forma drástica. Ou seja, investir na virtualização é também criar uma TI verde.

A virtualização é muito mais do que uma tecnologia da atualidade. Ela é uma ferramenta imprescindível para as empresas que querem ampliar a sua vantagem competitiva, maior praticidade e produtividade, sem perder o foco nas principais atividades do negócio.

E você, já pensou em adotar a virtualização na sua empresa? O que pensa a respeito do assunto? Clique e deixe a sua opinião nos comentários!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros