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BIG data

Como utilizar o Big Data para personalizar seus serviços?

A análise ordenada de Big Data é algo razoavelmente recente, mas que vem dando certo e se tornou praticamente uma necessidade para as empresas que desejam sobreviver no mercado e enfrentar bem a alta competitividade dos nossos dias. Uma pesquisa feita em 2014 pela International Data Corporation (IDC), uma provedora global de inteligência de mercado e serviços de consultoria, previu que Big Data deverá movimentar aproximadamente 41,5 bilhões de dólares até 2018 (que significa uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 26,4%).

Se você ainda não tem uma solução de Big Data, já chegou a hora de pensar nisso. Confira algumas formas de personalizar seus serviços utilizando a mineração de dados:

Serviços de marketing

Os serviços de marketing são os que mais utilizam Big Data. Isso permitiu o desenvolvimento de novas estratégias publicitárias, pois ele permite fazer ajustes às campanhas de marketing a partir do conhecimento maior do comportamento do cliente, de suas necessidades e preferências, antecipando-se a elas e assegurando vantagem entre os concorrentes ou, ao menos, garantindo que seu potencial competitivo seja ampliado.

Independentemente de ser uma campanha online ou física, Big Data favorece a segmentação dos clientes (potenciais e atuais), o conhecimento dos hábitos de navegação (em especial, nas redes sociais e as interações multicanais), a análise do histórico de transações e muitos outros pontos que vão contribuir para traçar uma campanha mais eficiente, com foco definido.

Gestão de dados do cliente

A gestão dos dados do cliente permite uma avaliação completa do seu perfil, incluindo, além do comportamento e interação digitais, suas compras em lojas físicas e online e informações fornecidas por meio dos cartões fidelidade, por exemplo.

É por meio dessa análise comportamental que se torna possível a segmentação, em busca de um alvo mais definido e a detecção de clientes potenciais.

Coleta e análise de dados

Os dados são coletados de formas diferentes dependendo da empresa e podem ter origem digital ou não. Os canais que fornecem esses dados devem ser discriminados e passar por aprimoramentos, como suportes para a recepção de feedbacks dos clientes (questionários, uso de sites, redes sociais, cartão fidelidade e assim por diante). É importante diferenciar os dados internos (produzidos pela empresa) dos outros (dados externos, mas que também devem ser recolhidos e analisados).

A análise desses dados requer maiores cuidados devido à sua quantidade: o fluxo de dados pode ser ininterrupto e quantitativamente elevado. Por isso, Big Data deve contribuir para a centralização dos dados, sendo que o cliente deve ser o foco da análise.

Adaptação dos produtos e serviços

Sendo o cliente o foco, procede-se a uma análise preditiva, direcionando a mensagem para uma possível ação do cliente. Isso significa trabalhar em cima das necessidades, expectativas e preferências do público. Muitas informações obtidas poderão ajudar a fazer a devida adaptação de serviços ou produtos ao cliente. Trata-se de inovar conforme o comportamento do consumidor e do mercado, oferecendo aquilo que ele precisa/deseja no momento certo.

Quando o consumidor busca um determinado produto e consegue achá-lo, sua satisfação garantida pode gerar fidelidade (e, em alguns casos, o preço do produto torna-se menos relevante para ele). Agregar valor à experiência de compra é uma das formas de captação que Big Data favorece (oferecer sempre algo mais, uma vantagem que, na maioria das vezes, o cliente não espera, mas sente-se beneficiado por ela).

Personalizar serviços é algo pessoal

Cada empresa deverá personalizar serviços conforme suas necessidades. Não existe uma fórmula única para todas. Existem diversas ferramentas de Big Data que podem ser usadas para alcançar determinados objetivos.

E você, já usa Big Data para traçar estratégias eficientes em sua empresa e personalizar seus serviços? Conte suas experiências e deixe sua dica!

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