Artigo

Como trabalhar com desenvolvedores e programadores freelancers?

Se você está lendo este artigo, é bem possível que o seu negócio esteja precisando de uma ajudinha para atender à demanda crescente por desenvolvimento de produtos e serviços. E se você escolheu terceirizar a produção, ou parte dela, para os desenvolvedores e programadores freelancers, significa que não quer enfrentar processos burocráticos de contratações e, de quebra, economizar tempo e dinheiro nessa jornada.

O problema é que, como qualquer outro processo de seleção, contratar desenvolvedores e programadores freelancers exige cuidados para garantir as vantagens dessa opção. Por isso, neste post daremos as dicas necessárias para você contratar e organizar o trabalho com esses profissionais da melhor forma. Venha aprender!

Encontre os melhores programadores freelancers disponíveis

Comece procurando pelas mídias sociais. Os perfis da empresa e também dos gestores formam um grande networking e podem conter uma riquíssima fonte de mão de obra qualificada para atender à demanda do seu negócio.

Faça uma seleção inicial apenas verificando os perfis dos possíveis candidatos e comparando com as exigências mínimas necessárias que precisa para a empresa. Se você quiser economizar tempo, procurar em plataformas específicas de desenvolvedores e programadores freelancers éuma solução bastante atraente.

Nesse processo, lembre-se de escolher o profissional que atende a todas (ou à maioria) as suas exigências. Por exemplo: tempo disponível para o trabalho, conhecimentos, habilidades, experiências, prazos de entrega, valores, formas de pagamentos, comunicação e outros fatores que considerar essenciais.

Não escolha programadores freelancers somente pelo preço

Valores cobrados abaixo da média de mercado podem ser muito atrativos, mas gerar problemas com a qualidade do produto ou serviço entregue. Muitas vezes, esses profissionais têm qualificações ou experiências abaixo do necessário para a função e podem comprometer o sucesso da estratégia.

Então, avalie todos os quesitos com cuidado e não priorize o preço cobrado, mas sim as qualificações e experiências mínimas necessárias.

Analise as referências dos programadores freelancers

Antes de finalizar o seu processo de contratação, consulte as referências dos desenvolvedores e programadores freelancers com os quais você pretende fechar o negócio. Essa tarefa não é difícil e pode poupar tanto dores de cabeça futuras para a sua empresa quanto resultados abaixo do esperado ou prazos de entrega não respeitados, por exemplo.

Para isso, solicite as referências diretamente e converse com pessoas ou empresas que já contrataram seus serviços. Em caso de contratação por plataformas de freelancers on-line, você pode analisar as referências expostas no próprio perfil dos candidatos, facilitando ainda mais essa tarefa.

Esclareça os procedimentos de trabalho

Depois que escolher o profissional mais adequado para as tarefas, lembre-se de que a produtividade máxima pode não ser possível logo no início. É natural que exista uma fase de adaptação tanto do freelancer quanto da empresa. Mas há uma solução que deve acelerar essa fase: desenvolva um manual breve, porém claro e objetivo, especificando todos os procedimentos que o freelancer deverá seguir.

Por exemplo: quais meios de comunicação deverá usar e com qual frequência, cronograma dos projetos, escopo completo e outros. Isso deverá ajudar a eliminar as dúvidas no início e reduzir a necessidade de contatos para fins de esclarecimentos.

Trabalhar com desenvolvedores e programadores freelancers é uma opção que pode tornar o seu negócio mais produtivo, com maior potencial de lucratividade e eliminar diversos processos burocráticos de uma contratação convencional. Melhor ainda se você adotar os passos indicados nesse post, e poderá obter sucesso nessa e outras empreitadas e até construir um relacionamento de confiança duradouro com um profissional de confiança.

E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros