Artigo

Como ser promovido no setor de TI em 2016?

Que tal começar o ano de 2016 como CDO? Ainda são poucos os profissionais no Brasil e no mundo (cerca de 100) que exercem essa função, mas a tendência é que esse número aumente. Porém, a grande dúvida é: como ser promovido para esse cargo que é o sonho de vários gerentes de TI? Veja algumas dicas neste artigo!

Tenha uma visão empresarial

Como disse June Drewry, da Chubb Corporation, não existem projetos de TI, mas sim empresariais tendo a TI como um componente. Portanto, para você receber uma promoção, é primordial pensar em todo o negócio por trás da tecnologia.

Ray Howell, diretor de desenvolvimento sênior da Sapphire Technologies, comentou um pouco acerca do tema dizendo que essa qualidade o ajudou a ver os empreendimentos com outros olhos. Ou seja, enquanto todos estavam vendo apenas os problemas relacionados à TI, Howell conseguia enxergar a visão dos funcionários de vendas, finanças etc., o que o ajudava a resolver os dilemas com mais facilidade.

Seja indispensável para a empresa

Como ser promovido se você não for um profissional diferenciado? Mostrar aptidões diferentes te dará destaque e fará com que a subida de cargo chegue mais rapidamente. Para isso, apresentar ações que não são basicamente requeridas para a sua função é a chave.

Por exemplo, demonstrar liderança além do esperado, executar várias tarefas mesmo quando ocupado, concluí-las bem antes do prazo estipulado etc. Porém, também é preciso que esses atos não sejam esporádicos, mas regulares. Afinal, quanto mais responsabilidades diárias você tem, mais indispensável para a instituição você é.

Seja um expert no nicho da sua companhia

Uma simples mudança de atitude que pode te render bons frutos é estudar mais sobre o assunto chave da sua empresa. Depois de se tornar um especialista, muito provavelmente você será a pessoa que os outros funcionários buscam quando precisam saber mais informações para solucionar um determinado problema.

O boca a boca vai te ajudar a ficar reconhecido como tal, mas também é importante trabalhar a sua imagem para que você não seja reconhecido apenas como “o geek”. Embora também haja como ser promovido dessa maneira, é mais vantajoso ser o expert que não é técnico demais e que todos possam entender.

Como ser promovido? Estude!

Obter conhecimento é o mais básico de tudo e não deve parar apenas nas habilidades técnicas, como o entendimento da nuvem etc. Estudar sobre temas empresariais, como dito, e obter mais certificados profissionais pode fazer com que você não seja visto apenas como um técnico, mas sim como um profissional completo.

Dave Simon, diretor de TI no Sierra Club comentou sobre isso dizendo que o seu chefe o encorajou a fazer um curso de contador, o que lhe deu um maior conhecimento acerca dos negócios e mais credibilidade com o setor de finanças. Esse caso ainda realça o fato de que um “mentor” pode ajudar a clarear suas ideias sobre os rumos que você pode tomar.

Entendeu como ser promovido pode ser mais fácil do que imaginava? Claro, ainda assim é uma tarefa árdua que pode levar algum tempo, porém ela também pode ser prazerosa e, no mínimo, vai te enriquecer profissionalmente.

Que tal estender um pouco o tema contando suas experiências ou oferecendo mais dicas? Comente!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros