Artigo

Como proceder com o desenvolvimento de aplicativos em servidores em nuvem

A computação na nuvem tem se tornado uma ferramenta estratégica para várias empresas. No ramo de desenvolvimento de software, especificamente, ela tem atuado como um ativo fundamental para líderes que buscam mais flexibilidade em suas estratégias comerciais, pois burocracias são eliminadas, os custos dos projetos reduzidos e a escalabilidade é aumentada.

No entanto, várias questões devem ser levadas em consideração durante o processo de desenvolvimento de um aplicativo na nuvem. Medidas de segurança, políticas de armazenamento de dados e gestão da informação devem ser aperfeiçoadas para atender aos novos padrões do cloud computing.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira!

A importância do cloud computing no ambiente corporativo

O cloud computing tem ganhado espaço no ambiente corporativo como uma solução para inúmeros problemas operacionais. A nuvem traz mais portabilidade para empresas, por permitir que arquivos e sistemas sejam acessados em qualquer lugar do mundo. Recursos digitais podem ser escalados mais facilmente e por um custo menor, graças à estrutura de hardware compartilhada entre vários clientes.

Os novos modelos de negócios tornam a gestão de TI mais flexível. A venda de softwares como serviço (também conhecida pela sigla SaaS) torna a contratação de sistemas empresariais mais simplificada. E graças a melhorias nos sistemas de comunicação e segurança, a troca de informações pode ser feita por meio de canais mais confiáveis.

Boas práticas para o desenvolvimento de aplicativos na nuvem

O cloud computing também mudou a forma como empresas de desenvolvimento criam os seus produtos. Ambientes de testes podem ser configurados em alguns cliques, times de desenvolvimento atuam com mais facilidade em qualquer lugar do mundo e empresas podem reduzir os seus custos operacionais.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao desenvolver um aplicativo na nuvem. Entre os principais, podemos destacar:

Escolha a IDE correta

Todo projeto de desenvolvimento utiliza uma IDE para a criação da estrutura de código do sistema. A utilização de uma IDE na nuvem permite que programadores tenham acesso a um ambiente de desenvolvimento de alta performance, com grande mobilidade e alta escalabilidade.

Para escolher a IDE que será utilizada durante o projeto, o gestor deve estar atento à maturidade da ferramenta, às suas funções e à integração que ela tem com as outras ferramentas utilizadas pela empresa. Plugins, ferramentas de versionamento e todas as restrições devem ser verificadas, evitando que uma solução de baixa capacidade seja escolhida.

Configure o ambiente de testes de acordo com o perfil do usuário

Muitas empresas fazem uso de máquinas virtuais para criar ambientes de testes semelhantes ao ambiente no qual o usuário final vai utilizar o produto desenvolvido pela companhia. Por meio de servidores de cloud computing, empresas podem simular vários ambientes virtuais ao mesmo tempo, o que diminui o tempo necessário para a execução de testes e facilita a otimização do código de acordo com o perfil do cliente.

Realize backups regularmente

Ferramentas na nuvem já têm a opção de efetuar snapshots automático de arquivos. No entanto, se a empresa tiver problemas de conexão ou algo der errado, somente um backup local poderá auxiliar na recuperação dos dados do projeto. Nesse cenário, o backup dos principais arquivos de um projeto de desenvolvimento deve ser feito sempre que possível em um local seguro e confiável.

Não deixe a segurança de lado

Procure ferramentas com boas políticas de segurança e privacidade. Certifique-se, por exemplo, de que todas as trocas de dados serão feitas utilizando protocolos de segurança. Caso o projeto utilize informações de terceiros ou dados sensíveis, procure as soluções que permitem a configuração de controles de acesso e uso de criptografia.

Mais portabilidade e eficiência

A computação na nuvem venceu muitos desafios nos últimos anos. Problemas de segurança e confiabilidade foram eliminados e, em troca, ganhamos uma solução em TI com baixo custo de contratação, mais escalável e com melhor desempenho.

Para as indústrias de desenvolvimento, a nuvem representará, nos próximos anos, uma nova forma de criar produtos mais eficientes e em menor tempo. Apesar de recente, esse conceito já está sendo adotado por várias empresas em função das suas maiores vantagens.

É o caso da sua? Conte para nós!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros