Artigo

Como otimizar a infraestrutura de TI com o Cloud Storage?

O arcabouço tecnológico de uma empresa, que chamamos comumente de infraestrutura de TI (softwares, hardwares, etc.), precisa ser suficiente para suportar a operação e facilitar a resposta aos anseios estratégicos do negócio. Quanto mais poderosa for a infra, mais a empresa terá a seu dispor capacidade e disponibilidade de sistemas, aplicativos e equipamentos que tornam sua operação mais ágil e eficiente. Daí a importância de mantê-la constantemente atualizada — afinal, a empresa cresce e a tecnologia precisa acompanhar este crescimento.

Com a Cloud Storage é possível potencializar a infraestrutura de TI com baixo custo e segurança, de uma maneira rápida e eficiente. Acompanhe: neste artigo veremos como uma solução de Cloud Storage pode ajudar muito neste processo.

Como o Cloud Storage pode otimizar a infraestrutura de TI da sua empresa

Redução de custos

O contrato é feito como um serviço, sua empresa só paga pelo espaço de armazenamento que utilizar. Assim, em vez de fazer investimentos robustos para uma operação pequena ou ter que fazer novas aquisições quando a operação aumentar, você só precisa contratar um serviço e deixar todo o trabalho técnico por conta do fornecedor.

Flexibilidade, disponibilidade e mobilidade

Armazenamento em nuvem é mais flexível do que salvar em discos. Quando a demanda de dados aumenta na empresa, não é preciso adquirir novos bancos de dados, por exemplo. Basta adquirir mais espaço com o provedor do serviço.

Além disso, os dados podem ser acessados em qualquer hora e local por meio de qualquer dispositivo (PC, smartphone, tablet, notebook, etc.), o que dá mais mobilidade aos usuários.

Suporte e atualizações “automáticas”

Com um serviço de cloud storage, não é preciso se preocupar com suporte e atualizações — acabou a preocupação de deixar a operação mais lenta ou interrompê-la na hora de uma atualização. Tudo é feito pelo fornecedor sem que os usuários percebam, de forma rápida e eficiente.

Segurança física e da informação

Ter todos os dados armazenados internamente pode ser um problema caso aconteça algo no espaço físico. Com os dados na nuvem isso não é problema, pois um bom fornecedor tem um plano de contingência (vários data centers espalhados por diversos lugares para onde os dados são enviados caso aconteça algo).

Além disso, um provedor de cloud storage precisa estar sempre atualizado em matéria de ferramentas e práticas de segurança da informação, outra preocupação constante quando se mantém uma infraestrutura de TI interna.

Diante destes benefícios, é possível perceber que Cloud Storage é também um meio de otimizar a infraestrutura TI e não apenas uma “alternativa de armazenamento de dados”. À medida que o armazenamento deixa de ser feito internamente, também a própria equipe de TI deixa de ter um papel de provedora de suporte e passa a ter uma dedicação mais consultiva, voltando seus esforços para a estratégia do negócio.

Você já trabalha com a infraestrutura de TI no modelo cloud storage? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

CTAs_ebook_nuvem-02 (1)

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros