Artigo

Como os CIOs devem preparar as empresas para a inovação em TI?

O CIO, assim como qualquer outro tipo de administrador, tem a difícil tarefa de manter suas equipes engajadas e de incentivá-las a serem mais produtivas. Além disso, é preciso saber da importância de buscar a inovação contínua, que traz vantagens competitivas à empresa, implantando estratégias de tecnologias que facilitam as operações dos seus processos. Pensando nisso, produzimos este post com algumas dicas de como os CIOs devem preparar as empresas para as inovações de TI.

Inovações em TI tem a ver com o time

Inicie os projetos promovendo discussões com toda a equipe para extrair ideias inovadoras. Envolver todo o time para discutir um problema e permitir que cada um contribua com a sua experiência sobre os aspectos a serem trabalhados em cada setor, ajuda a encontrar soluções por meio de diferentes pontos de vista. Um CIO, por mais que conheça a dinâmica da empresa, é incapaz de saber detalhadamente o que acontece em todos os setores e como cada profissional enfrenta seus problemas diariamente.

Sistemas de auxílio na análise

Alguns sistemas podem auxiliar os CIOs na tarefa de análise de problemas, assim como no design das soluções. Conheça três soluções gratuitas que podem contribuir:

  • Trello: aplicativo online de gestão de projetos. Funciona tanto pelo navegador quanto em aplicativos para dispositivos móveis. Com o Trello, o CIO pode criar projetos e fazer a gestão de toda equipe envolvida. Totalmente visual, esse aplicativo funciona como um quadro de tarefas virtual, de forma que cada tarefa é criada e vinculada aos membros responsáveis. A medida que o status das tarefas são atualizados, todos membros ficam sabendo instantaneamente, e ainda podem fazer comentários, anexar arquivos e definir prazos.
  • Dropbox: aplicativo para armazenamento e compartilhamento de arquivos por nuvem. Basta instalá-lo no computador que uma pasta será criada. Esta pasta funciona como qualquer outra do computador, a diferença é que tudo que for salvo ou modificado nela será automaticamente sincronizado com outros dispositivos como tablets ou smartphones. Além disso, é possível compartilhar esses arquivos com vários membros da equipe que for de interesse em vez de tradicionalmente mandar por e-mail. Dessa forma, qualquer membro terá sempre acesso a última versão do arquivo, não importa onde esteja. Falamos dos benefícios que a computação nas nuvens pode trazer para sua empresa neste artigo.
  • Xmind: aplicativo utilizado para a criação de mapas mentais, que geralmente é usado em projetos na fase de levantamento de requisitos. Muito útil também em brainstormings, pois possibilita a demonstração de ideias em diagramas para que todos membros da equipe possam acompanhar o raciocínio. É possível exportar o mapa para formatos como PDF, PowerPoint e Word.

Inovações em TI com a virtualização de infraestrutura

A virtualização pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, sendo muito mais do que compartilhar um servidor físico ou em nuvem. Conheça alguns aspectos positivos da virtualização:

Redução de custos

É possível ter economia em hardware, consumo de energia, aluguel de espaço físico e manutenção.

Disponibilidade alta

Muitas empresas possuem sistemas críticos que não podem ficar fora do ar nem por poucos instantes, e para esses casos a virtualização é uma grande vantagem, pois essa infraestrutura pode ser administrada de qualquer lugar a qualquer hora.

Controle de acesso

Com o servidor virtualizado é possível ao gestor liberar acessos, agendar e atribuir tarefas para cada máquina virtual.

Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser deixar sua opinião sobre os processos de inovação, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros