Artigo

Como o Tableau Software gera benefícios para a análise de dados?

Com a missão de ajudar as pessoas a visualizar e interpretar dados, a Tableau Software é uma empresa americana que tem experimentado um crescimento exponencial em todo o mundo. Com crescimento global acima de 75% e com mais de 1.200 clientes somente na América Latina, ela atua no mercado de Big Data desenvolvendo softwares que permitem visualizar todos os tipos de dados.

Entre as soluções comercializadas pela Tableau Software, podemos destacar: Tableau Desktop, Tableau Server, Tableau Mobile e Tableau Reader. Cada um destes produtos atendem necessidades específicas de visualização de dados.

Embora as soluções desenvolvidas pela Tableau Software sejam consideradas de classe mundial, com um nível de qualidade e facilidade de uso visto raras vezes na indústria, precisamos nos perguntar: o que de fato tem tornado a empresa uma das maiores em crescimento na sua área? Quais são motivos que a levaram a se tornar a queridinha do mercado, atraindo a atenção da mídia e dos investidores?

A vez do Big Data

Os motivos por trás do sucesso da Tableau Software se devem mais ao momento do mercado com relação ao Big Data. Existe atualmente uma certa urgência nas organizações em extrair e visualizar informações de grandes volumes de dados.

Diretores e gerentes descobriram que estão sentados sobre uma mina de dados e que as perguntas certas podem revelar informações muito mais valiosas para o negócio do que ouro, que podem dar à organização uma grande vantagem competitiva no mercado frente à concorrência.

A importância da visualização de dados

Outro motivo que ajudou a conduzir a Tableau Software ao sucesso no mercado foi a visualização de dados. Existem centenas de fornecedores de soluções de análise de dados no mundo.

Cada um tentando emplacar a sua solução no mercado e procurando se diferenciar da concorrência ao focar em um recurso-chave como velocidade de processamento, capacidade de visualizar grandes volumes de dados, importação de dados de múltiplas fontes, recursos avançados de compartilhamento de dados, etc.

O que diferenciou a Tableau Software nesse quesito foi oferecer uma ferramenta capaz de visualizar os dados de forma intuitiva, amigável e sem a necessidade de configurações complexas. É só arrastar, soltar e pronto.

E é justamente nesse quesito que muitos fornecedores pecam: possuem uma solução cheia de recursos mirabolantes, mas se esquecem de que a pessoa que toma a decisão sobre os rumos do negócio é um usuário final, muitas vezes sem conhecimento técnico. E tudo o que este usuário deseja é que os dados façam sentido visualmente para ele.

Infraestrutura escalável

O terror de qualquer CEO, CTO ou CIO é ser obrigado a investir uma fortuna em infraestrutura de TI para suportar uma solução de software que está em estágio inicial de uso dentro da organização. Se não faz sentido nenhum usar uma bazuca para matar um mosquito, por que então uma solução de software precisa de uma infraestrutura para processar e analisar petabytes de dados se no momento temos apenas alguns gigabytes? Vivemos em um mundo escalável, onde recursos podem ser alocados sob demanda e é imperativo que uma solução de análise de dados compartilhe dessa realidade.

Mais um ponto que é um verdadeiro gargalo para muitos é a não oferta da solução desktop na nuvem pelo fornecedor. É fato que muitas empresas optam em um primeiro momento pela aquisição de uma solução desktop para análise de dados.

Mas depois que ganham confiança e maturidade, desejam expandir a utilização da ferramenta na organização através da nuvem. E esse é um caminho natural para qualquer negócio. Talvez seja por isso que Tableau Software tem crescido dois dígitos percentuais ao ano, por entender as necessidades do cliente e ofertar uma família de soluções que avançam sobre estas necessidades de forma crescente.

Conclusão

A Tableau Software não é a única empresa no mercado de soluções para análise de dados. Utilizamos esta empresa como exemplo para chamar a sua atenção de que é necessário considerar uma série de fatores antes de escolher a solução mais adequada ao seu negócio. Para conhecer outras ferramentas de análise de dados que podem ajudar a sua empresa, faça agora mesmo o download do nosso ebook, 5 ferramentas para facilitar sua análise de dados.

E você? Gostou do artigo? Deixe o seu comentário no post. Gostaríamos de conhecer a sua opinião.

análise de dados e big data

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros