Artigo

Como implementar cloud computing

Segundo o estudo “Mudando para a Liderança Digital: A Agenda dos CIOs para 2015” realizado pelo Gartner, CIOs querem cloud computing, mas relutam para aderir ao modelo. Depois de entrevistar mais de 2,8 mil CIOs, incluindo executivos brasileiros, que são responsáveis pela gestão de US$ 397 bilhões em gastos de TI e US$ 202,5 bilhões em gastos de Infraestrutura de TI e Operações (I&O), eles chegaram a conclusão que os CIOs preferem proteger suas infraestruturas nas próprias empresas e esse é o grande obstáculo para a adesão de soluções de cloud computing.

Mas como o próprio vice-presidente de Pesquisas do  Gartner, Mike Chuba, afirmou, “em vez de ignorar a cloud, ou considerá-la com certa relutância, deve-se avaliar todos os modelos de implementação no início dos projetos para que se poupe tempo e produza resultados melhores”.

É nesse sentido que vamos mostrar os motivos para implementar cloud computing na sua empresa.

Implementar cloud computing tem um excelente custo-benefício

A viabilidade do modelo de cloud computing é muito interessante para que as organizações possam acompanhar a evolução dos seus negócios. A concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas para conquistar novos clientes e mercados gera um déficit entre o que o departamento de TI deveria fazer versus o que ele realmente consegue realizar na prática.

Mas com os serviços de cloud computing, a organização conta com a elasticidade necessária para preencher as lacunas da empresa e permite que o tempo seja utilizado de forma mais eficiente, fazendo com que o seu custo-benefício seja vantajoso para todos os departamentos da organização, evitando ainda que o setor de TI fique sobrecarregado.

Cloud computing possibilita a criação de novos negócios

Ao implementar cloud computing na organização, ela oferece escalabilidade, agilidade, disponibilidade, acessibilidade e uma maior eficiência nos custos, o que permite aos gestores focar as suas receitas em outros departamentos, como publicidade e marketing, além de investimentos em novos negócios e mercados.

Ou seja, a cloud computing não é apenas uma ferramenta de TI, mas sim uma ferramenta que pode proporcionar novos horizontes às empresas.

Cloud computing x Segurança

Gestores mais conservadores ainda têm uma certa insegurança quanto aos serviços em nuvem. Mas na prática, o cloud computing é tão seguro quanto um datacenter próprio, instalado na empresa.

O que se deve ter em mente é fazer uma boa escolha do provedor que irá oferecer os serviços de computação em nuvem. Desde que essa escolha seja realizada de forma consciente, os dados corporativos jamais serão violados ou sofrerão qualquer tipo de vazamento.

O mais importante é escolher o serviço de cloud computing de acordo com as necessidades do seu negócio, garantindo uma interação harmoniosa com as tecnologias já existentes na organização.

A computação em nuvem tem mostrado grandes oportunidades para quem deseja alavancar o seu negócio, e muitas empresas já estão colhendo os bons frutos desse investimento.

Você ainda tem dúvidas para aderir ao cloud computing no seu negócio? Acha interessante a ideia? Deixe a sua opinião nos comentários e venha participar da conversa.

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros