Artigo

Como fazer a convergência das análises de dados?

A dinâmica de prestação de serviços ou venda de bens é algo que, impreterivelmente, deve seguir as tendências de divulgação, atendimento, organização, e diversos outros aspectos que vão sendo modificados a partir das tecnologias e padrões de comportamento que se alteram ao longo dos anos. Uma boa notícia é que estas mudanças podem trazer resultados excelentes para o empreendimento que consegue se adaptar e aproveitar as oportunidades que são oferecidas com os novos conceitos. Uma das soluções inseridas no quadro atual é a convergência das análises de dados, e no post de hoje, apontaremos as características, as benesses que podem ser levadas ao seu empreendimento, além de qual é a forma de se colocar em prática. Quer descobrir? Então acompanhe conosco.

Mas o que é a convergência das análises de dados?

O conceito de convergência de análise de dados é dado a partir da necessidade que as empresas, principalmente as comerciais, têm de obter informações sobre quantas pessoas tiveram contato direto com a marca, de que forma este contato foi realizado, quais foram os motivos do contato, como ele se deu — se foi uma simples visita, uma compra, ou outra razão —, quais foram os produtos ou serviços associados a este contato, etc.

Para facilitar a explicação, através da convergência das análises de dados em um restaurante, por exemplo, é possível saber através de um relatório que apontará os caminhos a serem seguidos para que melhorias sejam realizadas, qual é o horário em que os clientes mais vão ao local, quais são os produtos mais pedidos, qual é a associação mais comum de mercadorias (ex. a maioria dos clientes que compra espumante Veuve Cliquot, também compra água mineral Perrier), quais foram as redes sociais mais utilizadas para comentários, checkins, e sobre o que os clientes estão falando nestas redes sociais, quais foram os tipos de mídia que os atraíram para aquele estabelecimento, além de diversas outras informações que servirão para apontar erros e permitir decisões mais assertivas sobre o andamento do negócio.

Vantagens da convergência para um empreendimento

É sabido que a principal motivação para qualquer negócio é o lucro e, desta forma, a convergência permite aos gestores saber de uma forma globalizada sobre quais são as ações que têm dado certo em seu empreendimento, como, por exemplo, a disponibilização dos anúncios, a forma de atração dos clientes, a maneira de prestação dos serviços, os momentos em que o trabalho deverá ser realizado demandando mais colaboradores e como ser mais ágil e mais competitivo diante da concorrência através dos dados obtidos de forma unificada.

Este tipo de ação diminui consideravelmente os erros estratégicos de um negócio, tendo em vista que um resultado único oferece uma visão mais verdadeira sobre os números de um empreendimento, relacionando os ganhos financeiros com as demais formas de planejamento e eventos ligados à empresa, proporcionando economia, mais atração de potenciais clientes e, consequentemente, maiores índices de ganhos.

Como realizar a convergência da análise de dados?

Os dados provenientes através da interação nas redes sociais, fluxo de caixa, inventário dos estoques em determinado período e de outras informações pertinentes ao empreendimento, que servirão para que decisões sobre formas de divulgação, posicionamento no mercado, maneiras de otimização do atendimento, entre outras questões que podem tornar o empreendimento mais lucrativo, podem ser compilados e unificados através de modernos softwares de gestão de tudo que está relacionado com a marca a ser gerida, assim como seus produtos e serviços.

Desta forma, é imprescindível que para a convergência das análises de dados, a empresa conte com uma equipe que preste serviços de tecnologia da informação bem alinhada com a realidade do seu empreendimento, e que possa sugerir as melhores sugestões em software de acordo com as características da empresa.

Saiba que este investimento em apoio profissional faz todo o diferencial em tempos de crise como o que vivemos, proporcionando o retorno em um período desejável e trazendo diferenciais que resultarão em uma maior organização administrativa, mais satisfação por parte dos clientes e, consequentemente, um melhor posicionamento em um mercado tão competitivo como o atual.

Ainda tem dúvidas sobre as soluções trazidas pela convergência das análises de dados, como implantá-las em seu empreendimento, ou alguma experiência a contar? Aproveite os comentários e converse conosco!

análise de dados e big data

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros