Artigo

Como cloud computing ganha espaço no dia a dia das pessoas

O armazenamento de dados e aplicativos em servidores hospedados na internet, também chamado de cloud computing, vem ganhando espaço nos últimos anos, prometendo chegar a 30% de crescimento em um período de cinco anos (de 2013 a 2018), segundo a empresa Goldman Sachs. Isso significa que as empresas também necessitam de preparação para esta nova realidade. Portanto, as corporações devem aproveitar as vantagens dessa tecnologia a fim de aprimorar processos e reduzir custos, garantindo sua competitividade ao longo do tempo. E como essa inovação está chegando até as pessoas? O que ela tem a oferecer?

As possibilidades do cloud computing

Quem pensa que cloud computing é restrito à armazenagem e recuperação de dados na internet está longe de compreender o conceito completo dessa solução. Resumidamente, temos três vertentes que compõem o cloud computing e podem ser utilizadas pelas empresas para se tornarem mais ágeis e inovadoras em seus mercados:
• SaaS – Software como Serviço: fornecimento de aplicativos online para clientes.
• IaaS – Infraestrutura como Serviço: permite a criação e acesso a sistemas operacionais online, sob demanda.
• PaaS – Plataforma como Serviço: plataformas para criação de softwares online.
Dentre as três vertentes, a que tem ganhado maior espaço no cotidiano das pessoas é o SaaS, pois oferece serviços diferenciados através de aplicativos que podem ser acessados online a partir de qualquer dispositivo.

Facilidade de acesso

Com a proliferação dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o acesso à internet se tornou tão fácil que podemos acessar qualquer tipo de arquivo ou documento através dessas plataformas, aumentando a necessidade de investimentos no cloud computing. Uma empresa pode, por exemplo, disponibilizar seu sistema de CRM ou ERP para seus funcionários pela nuvem, ampliando as formas de interação com os dados e informações de negócio. Prova disso é a disponibilização dos recursos de cloud computing do Google nos dispositivos com sistema operacional Android, facilitando o acesso das pessoas aos seus serviços em qualquer lugar.

Mobilidade

Na mesma linha de uso dos smartphones e tablets como primeira tela, o cloud computing permite que os mais variados aplicativos sejam acessados de qualquer lugar do mundo, retirando a necessidade da presença dos funcionários na matriz da empresa. Vendedores e consultores podem facilmente enviar suas informações de negociações sem precisarem se deslocar até a empresa, otimizando tempo e recurso. Além do mais, é possível aplicar o conceito de BYOD na empresa sem perder a qualidade e a segurança dos serviços.

Maior segurança da informação

A empresa que utiliza servidores próprios, precisa de uma infraestrutura de segurança da informação que requer pessoas especializadas e grandes investimentos em tecnologia. Em contrapartida, apostando no cloud computing, essa responsabilidade passa a ser do fornecedor da solução. Logo, aumenta-se o nível de segurança da informação da empresa através de criptografia de dados e outras soluções de proteção.

Redução de custos

A infraestrutura exigida para uma boa gestão da informação tem um custo alto para as empresas, levando muitas delas a abstraírem da tecnologia por falta de recursos. Contudo, ao centralizar os dados, informações e aplicativos da empresa na nuvem, os custos são reduzidos consideravelmente. Esta redução de gastos ocorre pelo fato de a parte técnica ser provida pelo fornecedor dos serviços, o que permite a empresa a dispensar grandes equipes de tecnologia da informação (quando estas não são o core business da empresa) e acontece também por deixar de adquirir equipamentos de alto valor de mercado, concentrando-se no crescimento do negócio.

E a sua empresa? Ela já investe em cloud computing? Quais são suas percepções sobre essa mudança na vida das pessoas? Deixe seu comentário!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros