Artigo

Como a internet via rádio pode ser uma vantagem competitiva na sua empresa?

Antes de tudo, é preciso deixar claro que internet via rádio nada tem a ver com o rádio comum. Não se trata de AM/FM, embora seu funcionamento se dê também por meio de torres de transmissão de sinal e antenas receptoras, e há também a necessidade de outros equipamentos, como o modem, que torna o acesso dos usuários eficiente.

A internet via rádio funciona sem fios, por meio da repetição de sinais proporcionada por antenas distribuídas por locais estratégicos. Para que a conexão seja possível, o local onde a antena é instalada precisa ser livre de barreiras, como edifícios etc. O próprio recebimento do sinal acontece de forma centralizada, ou seja, a empresa ou o condomínio que contratou o serviço recebe o sinal e distribui a conexão aos diversos usuários.

Alternativa para empresas que não estão localizadas nos grandes centros, por exemplo, a internet via rádio oferece algumas vantagens que os serviços via cabo, fibra ótica e telefone não oferecem. É o que veremos nos tópicos a seguir!

3 maiores vantagens da internet via rádio para sua empresa

Vamos a alguns dos maiores benefícios que a internet via rádio pode oferecer ao seu negócio:

Redução de custos

Ao contratar um serviço de internet via rádio, sua empresa não precisará pagar por pulsos. As taxas de mensalidade/assinatura são significativamente mais baratas do que a internet via cabo e a conexão é permanente — não há interrupções por problemas climáticos, como chuvas fortes que danificam cabos, por exemplo.

Além disso, os custos de manutenção são mais baixos do que a internet a cabo ou telefone.

Aumento da velocidade de conexão

Um dos grandes desafios para as empresas é quanto à velocidade de download. E, cada vez mais, essa é uma necessidade latente, visto que os usuários transmitem arquivos de uma filial para outra, entre fornecedores e clientes. A internet via rádio tem a melhor velocidade de conexão, desde que a instalação e a configuração sejam feitas corretamente.

Chega a locais remotos

Empresas que estão em periferias ou na zona rural geralmente têm dificuldades para serem atendidas por um provedor de internet a cabo. Esse também é um problema resolvido pela internet via rádio. Como não necessita de cabos ou fibra ótica, o serviço é fácil e rápido de ser implementado nesses locais.

Em resumo, a internet via rádio é uma excelente opção para empresas do interior. Há startups e empresas pequenas alocadas em condomínios, por exemplo, que se reúnem em grupos de assinantes para dividir as despesas de uma assinatura de internet via rádio.

Além da redução de custos, o aumento da velocidade e a disponibilidade de conexão nesses locais pode resultar em um aumento significativo na competitividade dos negócios.

Você já utilizou internet via rádio? Para interagir conosco e acompanhar nossos artigos em primeira mão, curta nossa página no Facebook

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros