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Benefícios x Riscos: vale a pena apostar no outsourcing como uma solução para sua empresa?

Como profissional de TI, você certamente já deve ter se perguntado se vale a pena investir no outsourcing (terceirização) em alguns setores da organização. Na prática, o outsourcing na área de TI realmente consegue reduzir bastante os custos de uma empresa, podendo ser até mesmo um fator estratégico, desencadeando resultados diferenciados. Porém, também existem os riscos, e tais também são fundamentais para a decisão do empresário em adotar ou não essa prática. Confira neste post os benefícios e os riscos do outsourcing.

Benefícios de se fazer Outsourcing em Serviços de TI

Redução de custos operacionais

Ao terceirizar alguns serviços da empresa, você automaticamente consegue diminuir os custos ligados à contratação de um funcionário, como o controle de gestão, planos de saúde, impostos associados ao vinculo empregatício, aposentadoria de funcionários, entre outros.

Trabalhar com mais foco

Você como o responsável pela TI, por mais competências que tenha, não tem como fazer todo o serviço da organização sozinho. Ao investir no outsourcing, você tem mais espaço para trabalhar nas suas competências, enquanto a empresa contratada trabalha em outra área específica de TI. Isso otimiza os trabalhos e traz mais resultados para a corporação.

Acesso a mais recursos

Quando você contrata uma empresa terceirizada, trabalha diretamente com uma equipe especializada em TI. Ou seja, ao invés de ter um talento em potencial dentro da empresa, você conta com uma experiência coletiva de uma equipe especializada em serviços de TI. Tudo isso com um custo bem menor do que se fosse contratada uma equipe de profissionais diretamente pela sua empresa de TI.

Maximizar resultados

Ao reestruturar a organização apostando no outsourcing, sua empresa tende a apresentar melhores resultados, maior qualidade, mais velocidade no atendimento e na entrega dos trabalhos, desde que a empresa escolhida para trabalhar com a terceirização conte com funcionários qualificados e comprometidos com o seu trabalho.

Conhecimento e experiência

Manter a corporação constantemente atualizada com as novas tecnologias de TI, é sempre um investimento alto e demorado. As empresas de outsourcing que trabalham com tecnologia da informação, geralmente, têm diversos clientes e, justamente por isso, precisam se manter atualizadas sobre as novidades da área. Conhecimento e experiência fazem toda a diferença na hora de se fazer um bom trabalho.

Riscos de se fazer Outsourcing em Serviços de TI

Quando se pensa em outsourcing, muitas empresas têm certo receio, pois não se sabe se a terceirizada irá conseguir lidar com os funcionários e departamentos já existentes, se vão entregar os trabalhos na data correta e com qualidade. Para que não haja dúvidas, é importante que os gerentes de TI considerem os seguintes riscos na hora de investir no outsourcing:

Nem todas as funções de TI são facilmente terceirizadas

Alguns trabalhos na área de TI são extremamente complexos e, muitas vezes, exigem bastante conhecimento e experiência do profissional que irá realizá-las. E nem sempre a empresa terceirizada terá um profissional à altura. Por isso, é preciso analisar esse detalhe com cuidado antes de investir em outsourcing.

O gestor pode perder o controle

Muitos especialistas argumentam que trabalhadores terceirizados nunca serão tão eficazes quanto um funcionário que trabalha em tempo integral e tem todos os seus benefícios garantidos. Além disso, as preocupações constantes são: a confidencialidade dos dados e a recuperação de um possível desastre. Muitas vezes, um funcionário interno faz esse tipo de trabalho com muito mais comprometimento.

Os funcionários podem ser afetados negativamente

Isso é absolutamente verdadeiro, especialmente quando você demite alguns funcionários para substituir as suas funções por uma empresa terceirizada. Os funcionários da própria organização podem se sentir intimidados e vão se perguntar se o seu trabalho também não está em risco. Isso cria instabilidade e, muitas vezes, até mesmo um clima de animosidade dentro da empresa.

Agora que você conhece os pontos positivos e negativos do outsourcing, conte-nos se vale a pena para o perfil e necessidades de sua empresa contratar esse tipo de serviço. Deixe seu comentário e participe dessa conversa!

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