Artigo

As Organizações na Era da Nuvem Privada

Devido a necessidade de agilidade das empresas, a velocidade na demanda por infraestrutura está cada vez mais acelerada e o dimensionamento e provisionamento de recursos precisam acompanhar a evolução das necessidades de negócio. A disponibilização destas cargas de trabalho muitas vezes leva dias ou até semanas, e pode significar perda de competitividade, de oportunidades de negócio e de eficiência no atendimento aos SLAs, configurando o departamento de TI normalmente como um vilão e desposicionando empresas no mercado.

As empresas têm encontrado dificuldade para obter esta agilidade devido a infraestruturas de datacenter complexas e legadas, num cenário onde os processos e o gerenciamento das plataformas são realizados de modo manual, consumindo normalmente quase todo o recurso da operação, caracterizando uma TI reativa com os centros de custo mais altos e com uma qualidade de serviços ruim. O resultado disso é uma grande insatisfação do usuário final e a criação da TI paralela, num modelo onde os setores passam a consumir serviços de TI terceirizados de forma individual e a alto custo, sem cumplicidade com os interesses da empresa.

A VMware, líder do segmento, desenvolveu como resposta a estas necessidades o vCloud Suite, oferecendo uma solução completa de nuvem privada por meio de uma única suíte. O modelo de arquitetura modular do vCloud Suite é composto pelos componentes de infraestrutura de Computação, Rede e Segurança, Armazenamento e Disponibilidade, com uma camada de Gerenciamento e Automação capaz de criar uma plataforma de autoatendimento em um ambiente orientado por políticas e controlado por um fluxo de aprovações. Os principais benefícios são uma TI proativa, com redução do CapEx em até 50% e do OpEx em até 70% (fonte: VMware.com), oferecendo virtualização avançada, gerenciamento financeiro, análise preditiva, gerenciamento de capacidade e continuidade de negócios para todos os aplicativos.

vmware-vcloud-suite-marketecture

O VMWare vCloud Suite é composto de diversos módulos que trabalham de forma integrada para levar a experiência de gestão, automação e orquestração atualmente utilizadas nos grandes Data Centers para a nuvem privada. Para melhor compreender como cada um dos componentes dessa suíte agregam e colaboram para a estratégia de nuvem, iremos desenvolver uma série de artigos detalhando cada módulo e correlacionando seus benefícios com o negócio.

Leandro Marques
Especialista em Virtualização

Conheça nossos parceiros