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Aprenda como identificar problemas na rede empresarial de uma vez por todas

Redes corporativas são as “veias” da comunicação de diversas companhias. Elas permitem que setores mantenham-se conectados mais facilmente, auxiliam funcionários a serem mais produtivos e permitem que sistemas na nuvem sejam acessados facilmente. Entretanto, problemas na rede como gargalos, perda de pacotes e lentidão constante podem causar perdas financeiras para uma companhia.

Em um cenário onde a disponibilidade das conexões de rede são importantes para o sucesso da companhia, o gestor de rede deve estar preparado para utilizar boas técnicas de troubleshooting. Elas devem envolver práticas de rastreamento e documentação de falhas com eficiência e agilidade. No texto de hoje, vamos falar sobre as melhores técnicas para a resolução de problemas de rede.

A arte de resolver um problema rapidamente

Existem diversas técnicas de resolução de problemas. Elas envolvem coisas simples e complexas que podem solucionar gargalos em redes com qualquer nível de complexidade. Entre as técnicas mais comuns, podemos destacar:

Verificar os cabos

A falta de cuidado com os fios utilizados para a transmissão de informações pode causar uma série de problemas. Da exposição a interferências eletromagnéticas até a perda de dados, um cabo danificado pode causar diversos problemas. Sempre que um problema acontecer, verifique a integridade física deles.

Reiniciar equipamentos de rede

Roteadores, switches e modens, assim como computadores, podem travar. Ao enfrentarem longos períodos de uso intensivo, esses equipamentos de rede podem apresentar perda de desempenho causados por falhas de software. Ao reiniciar tais equipamentos, problemas causados por mau redirecionamento de requisições e até superaquecimento podem ser solucionados rapidamente.

Verificar o ping

Uma das preocupações de analistas de rede ao criarem um novo projeto é garantir que a estrutura proporcione uma conexão com baixa latência. Esse problema, causado pela atenuação do sinal ao passar por nós ou cabos muito grandes, impede a utilização de diversos serviços, como VoIP. Assim, sempre que um serviço apresentar grande lentidão, procure “pingar” o site e verificar a velocidade de resposta e a perda de dados.

Uma gestão de rede focada na experiência do usuário

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas em redes corporativas. Ao ter uma gestão de rede focada no usuário, o analista de TI irá otimizar os investimentos na área para melhorar o desempenho da rede e permitir um melhor uso dos serviços na nuvem da companhia. Dessa forma, o gestor será capaz de diminuir problemas de lentidão, gargalos e outras falhas que impactam o negócio de uma empresa.

Inovação e redução de problemas

O trabalho da equipe de TI envolve diversas habilidades. A capacidade de encontrar soluções inovadoras, estar atento ao que há de mais moderno no mercado e a busca constante pela melhoria nos serviços são apenas algumas delas. Como os serviços de rede estão se tornando cada vez mais vitais para o bom funcionamento de uma companhia, o time de suporte deve estar pronto para enfrentar qualquer tipo de problema.

O trabalho do time de suporte deve combinar boas habilidades técnicas e humanas. Com criatividade e boas práticas para a resolução de problemas de rede, é possível diminuir consideravelmente os impactos das falhas de funcionamento.

E você, o que faz para solucionar problemas na rede? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

 

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