Artigo

Algumas dicas para começar a utilizar o Data Analytics em sua empresa

O mercado de armazenamento, análise e distribuição de dados vem crescendo constantemente nos últimos anos, e deve manter esta tendência por bastante tempo ainda. Segundo o portal de projeções Statista, o mercado mundial de data analytics era de US$7,6 bilhões em 2011, devendo chegar a U$27,6 ainda neste ano e atingir o patamar de expressivos U$92,2 bilhões em 2026.

Este aumento faz total sentido, à luz dos tipos de necessidade das empresas nos dias atuais. A competitividade acirrada, a maior expectativa do público em relação ao relacionamento individualizado e sua elevada expectativa em relação a respostas rápidas e produtos altamente especializados em suas necessidades são apenas alguns dos elementos que têm levado as empresas a buscarem cada vez mais informações para suas decisões, em todas as áreas.

Segundo pesquisa da Unisys, a tendência para este ano é que 45% dos profissionais de TI que ainda não contam com serviços de data analytics passem a usar este tipo de solução em suas empresas, e este número deve crescer nos próximos anos. Já no aspecto infraestrutural, o destaque vai para os bancos de dados com capacidade de processamento in-memory, como o SAP HANA, por sua performance muito superior à média dos produtos do mercado e tecnologia de processamento de dados distribuída Cloudera Hadoop, a base da infraestrutura de qualquer projeto de big data. A tendência do aumento de uso de soluções de armazenamento e até processamento em nuvem também deve crescer muito, assim com as tecnologias dedicadas à Internet das Coisas (com expectativa de 1 trilhão de aparelhos conectados à Web em 2015), sobretudo neste ramo de data analytics.

Se sua empresa ainda não conta com este tipo de solução, mas gostaria de começar a usar, a Vert preparou uma lista com sugestões de como esta tendência pode ser aplicada à sua empresa:

  • Cultura e contratações: começando por um aspecto pouco considerado dentre os usos de data analytics, mas extremamente importante, que é o RH. O uso deste tipo de tecnologia é muito útil para medir clima, avaliar desempenho e ajudar a compreender o perfil da empresa e dos colaboradores, o que por sua vez permite contratações mais precisas de profissionais com maior adesão à filosofia da empresa. 
  • Vendas e desenvolvimento de negócios: aqui sim, uma área que é tradicional recebedora dos serviços de analytics, as áreas comerciais ganham muito quando contam com este serviço para avaliar tendências de compras do público, previsão de flutuação cambial e até a reação do mercado a novos players. Contribui também para pesquisa de satisfação e da definição de perfil de público. 
  • Marketing e comunicação: outra área altamente beneficiada por este processo, o marketing costumeiramente monitora movimentação de concorrentes, analisa comportamento de público e ajuda a determinar segmentos de mercado. Também consegue monitorar a evolução da imagem da empresa ao longo do tempo.

Estes são alguns exemplos de como sua empresa pode beneficiar-se com esta tecnologia, por isso não perca tempo e comece já a planejar a utilização de data analytics em sua gestão, e conte sempre com a Vert para assessorá-lo em todo o processo.

New Call-to-action

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros