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A importância de ter uma boa comunicação com a sua equipe

Se você costuma assistir a filmes, séries de TV ou ler livros que contam histórias sobre guerras e conflitos, certamente já deve ter percebido que o segredo dos vitoriosos, muitas vezes, está na forma como o líder conduz os guerreiros nos momentos mais difíceis. No mundo corporativo, a realidade não é tão diferente da ficção: a capacidade de envolver colaboradores em torno dos objetivos de uma empresa é uma das habilidades mais exigidas dos gestores do século XXI. E, de fato, existem razões bem evidentes para esse comportamento das empresas no mercado. Por isso, produzimos este post para salientar a importância da comunicação na gestão de sua equipe de TI. Confira!

Delegar com eficiência

Uma boa comunicação com a equipe é indispensável na hora de delegar as tarefas. Mesmo que o gestor saiba com clareza os objetivos que quer alcançar em um projeto e como pretende fazer isso, de nada irá adiantar caso ele não saiba transmitir essa informação aos colaboradores. No segmento de TI, os líderes de sucesso precisam descrever bem o que desejam e como cada demanda se relaciona com os objetivos e a estratégia da organização. Somente assim a equipe saberá se está seguindo na direção correta em cada uma das entregas, evitando retrabalhos e atrasos frequentes.

Desenvolvendo relacionamentos

Quando o gestor investe na comunicação com a equipe, certamente conseguirá estabelecer conversas mais relevantes com seus funcionários e fazê-los se sentirem valorizados. Dessa forma, ele conseguirá levantar informações mais úteis sobre cada membro de sua equipe, percebendo com mais facilidade se as pessoas estão alocadas nas tarefas adequadas. Não se esqueça de que a comunicação para a construção de relacionamentos também exige aqueles bate-papos leves e informais nos intervalos: muitos gestores de TI se limitam às conversas técnicas e relacionadas aos projetos, perdendo oportunidades de conhecer melhor seus colaboradores para aprimorar os resultados.

Inspirando confiança

Quando as pessoas percebem que o líder não é capaz de se comunicar bem — não somente com a equipe do projeto, mas também com a alta direção, clientes, parceiros, patrocinadores ou fornecedores — a confiança corre sério risco de ser abalada. Saber articular as informações, usar a linguagem corporal e fazer contato visual com os interlocutores demonstra confiança por parte do gestor e garante que ele conquistará o respeito e o engajamento das pessoas em suas decisões, tanto dentro quanto fora da organização.

Feedbacks valiosos

Se engana quem pensa que comunicar bem é sinônimo de falar bem. Afinal, grande parte do processo de comunicação está em ser um bom ouvinte. Se você possui a habilidade de escutar seus interlocutores, certamente conseguirá receber feedbacks mais frequentes e relevantes da equipe durante o projeto — não somente sobre os resultados em si, mas também do seu próprio desempenho como gestor.

Essas informações servem como inputs para implementar melhorias nos processos  e projetos, garantindo um aprendizado que aumente as chances de sucesso da equipe nos empreendimentos futuros.

Nos últimos anos, foi possível perceber avanços na tecnologia da informação que vêm revolucionando a forma como as pessoas trabalham e se relacionam no dia a dia. Se as possibilidades são praticamente infinitas nesse novo cenário, os ruídos de comunicação também são numerosos. Por isso, os líderes de TI de sucesso devem estar sempre em busca de aprimorar a comunicação com a equipe para garantir que os conhecimentos e habilidades de cada membro venham à tona e contribuam para o alcance dos resultados.

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