Artigo

5 motivos pelos quais o uso de TI nas empresas está aumentando

Com a evolução da tecnologia da informação e a criação de soluções com preço mais acessíveis, cada vez mais empresas têm se convencido de que o uso de TI traz diversos benefícios para o negócio. Mas se você ainda não se convenceu ou precisa de mais motivos para compreender de uma vez por todas os seus benefícios, confira agora mesmo no post de hoje 5 motivos que listamos para você pelos quais o uso de TI nas empresas está aumentando. Confira!

1) Aumento da produtividade

Através do investimento em TI, as empresas conseguem implantar softwares que otimizam as rotinas dos processos e reduzem, ou até mesmo eliminam, a necessidade de controles manuais. Além disso, o fluxo de informações é constante, e elas são automaticamente armazenadas, o que facilita o arquivamento ou até mesmo a busca desses dados. Também, o com o devido investimento em TI, as empresas conseguem melhorar a sua infraestrutura, e cada vez menos os funcionários perdem tempo com indisponibilidade do sistema.

2) Melhorias na comunicação

Essa comunicação engloba tanto a comunicação entre funcionários (interna), quanto a comunicação com clientes e parceiros (externa). Isso inclui serviços de e-mail, sincronização de agendas, organização e classificação de mensagens, aplicativos de mensagens instantâneas (que auxiliam inclusive na redução de custos com telefonia). Além disso, é possível realizar reuniões através de vídeo conferência, o que faz com que pessoas que estejam mais distantes do escritório não precisem se deslocar — anulando assim, os custos com viagens e todas as outras despesas relacionadas a elas.

3) Melhorias no relacionamento com os clientes

É possível utilizar recursos que permitem criar apresentações para os clientes sobre os produtos e serviços, e até mesmo apresentações institucionais, bem como planejar e publicar de forma mais fácil as campanhas de marketing e divulgação, utilizar bancos de dados com informações dos clientes para manter o contato, seja de pós-vendas, ou para comunicar sobre novas promoções e itens que se enquadram dentro do perfil desse cliente.

4) Maior segurança na informação

Um bom investimento em tecnologia da informação permite que sua empresa se previna de ataques na internet, protegendo seus dados. Além disso, é possível programar backups periódicos das informações para que elas possam ser recuperadas caso haja algum problema, ou até mesmo conseguir recuperar as informações perdidas se houver invasão de sistema.

5) Aumenta a disponibilidade de sistemas e informações

O investimento em TI pode ajudar a aumentar a disponibilidade dos sistemas — como no caso da redução das quedas, como citamos acima —, e permite que sua empresa crie um ambiente mais organizado, com maior facilidade de gestão e mais eficaz.

Além disso, as informações passam a estar disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar — quando a empresa investe também na utilização de smartphones, tablets e notebooks para trabalhos externos ou até mesmo remotos.

Como podemos ver, o investimento em TI, quer seja de infraestrutura, quer seja com sistemas —, traz diversas vantagens para a empresa, que vão desde simples organização da rotina de trabalho, até a possibilidade do acesso às informações de qualquer local no mundo. É por essas e tantas outras razões que as empresas têm incorporado a TI cada vez mais aos seus processos.

E você, já utiliza recursos de TI em sua empresa? Quais? Como você acha que eles contribuem para o negócio? Não deixe de compartilhar suas opiniões conosco através dos comentários!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros