Artigo

lucro com big data

5 maneiras de aumentar os ganhos da empresa usando Big Data

Um grande número de empresas está passando a utilizar o Big Data para resolver grandes problemas. Elas passaram a refinar seus processos, melhorar sua produtividade, e aumentar sua lucratividade, contando com poderosas ferramentas de software. As soluções permitem que os tomadores de decisão comecem a entender melhor os comportamentos, tendências, processos e outros fatores que podem ser potencialmente benéficos para a produtividade da empresa.

Você verá neste post como as informações obtidas com a interação de clientes e colaboradores com a marca por meio da internet, ou seja, o Big Data, podem contribuir para a lucratividade do seu negócio. Acompanhe!

Identificar oportunidades no mercado

O Big Data pode ser utilizado para que o aproveitamento de oportunidades seja mais eficaz. Com o recurso, uma empresa pode explorar suas possibilidades de sucesso em determinadas áreas e estudar processos de apoio para que este empreendimento cresça. Se for devidamente aproveitado, os dados podem ser perfeitamente utilizados para aumentar sua participação no mercado.

Saber mais sobre o comportamento do consumidor

O Big Data pode fornecer uma noção, ou até mesmo uma análise detalhada para descobrir quais são as motivações para comportamentos de consumo. As empresas podem proporcionar uma experiência muito mais personalizada para os seus consumidores através do desenvolvimento de estratégias de marketing e, inclusive, no lançamento de produtos que atenderão uma demanda identificada com muito mais precisão.

Otimizar a questão logística

Soluções como softwares de gestão de logística de transporte, por exemplo, podem ser usados para entender os padrões e as tendências de mercado no que diz respeito a quantidades de pedidos e distâncias de entrega. Estas informações preparam a empresa dando o conhecimento necessário para trabalhar melhor com as tendências de serviço ao comprador, e aplicar os recursos adequados no local para melhor responder melhor às demandas, ganhando assim mais credibilidade com os clientes.

Economia com a otimização dos processos

Através do Big Data, se torna possível a identificação de processos onde ocorrem perdas de produtividade e má alocação de recursos. Desta forma, as estratégias podem ser aperfeiçoadas de forma a gerar economia, e os talentos passam a ter condições de serem muito melhor aproveitados. Uma das formas mais comuns de aproveitamento do Big Data neste sentido, é a avaliação das maneiras mais eficazes de abordagem dos clientes, o que pode aumentar os resultados das campanhas de maneira considerável.

Economia de combustível e outros insumos

A eficiência dos insumos pode ser melhorada com a utilização do Big Data. Um exemplo disso, é o aproveitamento das informações obtidas através dos computadores de bordo dos veículos para a economia de combustível. Um case de sucesso neste sentido e da empresa de logística UPS, que ao notar que nas rotas que haviam muitas curvas à esquerda, os veículos de transporte gastavam mais combustível, economizaram 10 milhões de litros de gasolina em um ano, apenas alterando os trajetos. Os dados obtidos através do Big Data também podem dar às empresas a vantagem de saber quais são os funcionários mais produtivos neste sentido e, desta forma, definir metas alcançáveis.

Bônus: decisões mais eficazes

Com o enquadramento adequado, o Big Data pode permitir em tempo real a tomada de decisões importantes. Tendo em mãos os dados relevantes para determinado momento, o gestor passa a ter condições de agir com maior assertividade quando tem acesso aos resultados consolidados de forma rápida, ou até mesmo ganhar mais experiência através de números indesejados apontados pelos dados.

Ainda tem dúvidas a respeito do conceito e utilização do Big Data para o bem do seu empreendimento? Aproveite os comentários e compartilhe seus questionamentos conosco.



New Call-to-action




Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros