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4 tendências que devem acompanhar pagamentos via celular

Vivemos em uma silenciosa, porém irresistível onda de evolução dos meios de pagamento. Antes, as moedas e cédulas perderam espaço para os cheques que, por sua vez, ficaram para trás com a popularidade do cartão de crédito. E agora é a vez dos smartphones que vêm se transformando em carteiras digitais! O pagamento via celular já é uma realidade e está conquistando o bolso dos brasileiros e revolucionando o e-commerce! Quer saber mais e ficar por dentro das maravilhas que essa tendência pode trazer aos negócios? Então confira o que preparamos pra você nesse post:

Desafios para as empresas que oferecem a facilidade dos pagamentos via celular

Algumas adversidades nasceram junto dessa virtualização mobile de pagamentos, como o comportamento inconstante — e sempre crescente — dos consumidores; alguns novos tipos de fraudes online; e o roubo de informações e dados dos clientes. Mas, mesmo em tempos de crise e com certos probleminhas que surgiram, muitas pessoas preferem a praticidade dos pagamentos via celular ou internet banking, até mesmo para evitar as temidas filas de bancos e casas lotéricas.

1) Ampliação de funções off-line

A tendência é que os pagamentos realizados através do celular aumentem e se fortaleçam nos próximos anos. Acompanhando esse crescimento mobile, as tecnologias off-line vêm para facilitar o cotidiano, como, por exemplo, o NFC (Comunicação por Campo de Proximidade), que permite a troca de informações entre dois dispositivos compatíveis, de forma totalmente segura, sem a necessidade de acessar a rede de dados ou de digitar senhas. Dessa forma, é perfeitamente possível obter as informações de um folder, ou filmes em cartaz, ou comprar os ingressos para um show ou jogo de futebol, por exemplo. Os cartões com a bandeira VISA e o Banco do Brasil já contam com essa tecnologia.

2) Tenha cuidado com fraudes

Não adianta: quando os sistemas de tecnologia online se aprimoram, as fraudes também seguem a mesma tendência. Por isso, é muito importante ficar atento no local onde você irá fazer a sua compra e manter o seu antivírus sempre ativo e atualizado. Entre as fraudes mais comuns no mundo online, a clonagem de cartão de crédito ainda se destaca, e pesquisas indicam que esse índice tende a aumentar proporcionalmente ao crescimento do uso desses processos via celular. Essa fraude pode ser facilitada devido ao uso de aplicativos que tem permissão total do usuário na hora da instalação, inclusive aqueles que podem acessar a internet banking do aparelho. Portanto, cuidado com o que você instala no seu smartphone!

3) Foque nos usuários de redes sociais

Ao passo que as pessoas usam cada vez mais os seus dispositivos para realizar pagamentos via celular, elas também os utilizam frequentemente para acessar as redes sociais. Justamente por isso, os brasileiros tendem a usar mais a internet para opinar sobre as marcas e produtos, bem como compartilhar experiências sobre tais. E essa característica de sociabilidade vem sendo explorada pelos vendedores, já que um bom serviço ou produto acaba sendo divulgado nas redes sociais, o que consequentemente atrai mais público. Pensando nisso, é importante que as organizações contem com soluções de pagamentos dentro das próprias redes sociais, que ofereçam suporte também aos pagamentos via celular, facilitando processos de compra e abrindo mais opções de pagamento para os clientes mobile exclusive.

4) As facilidades do cartão de crédito

No Brasil, com a tendência da customização das transações online e nos pagamentos através de dispositivos móveis, o meio de pagamento mais utilizado é justamente o cartão de crédito. Além da facilidade de poder parcelar as compras, o cartão de crédito acaba oferecendo ao cliente um maior poder de compra. E nos pagamentos via celular não é diferente. É preciso que a loja online ofereça suporte e especialmente segurança na realização desse tipo de pagamento. Assim, as cobranças se tornam automáticas, o que facilita a vida de compradores e também das lojas virtuais.

Soluções virtuais de pagamento sempre foram ótimas. As mobiles então podem ser melhores ainda, devido a praticidade de poder comprar em qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade do cliente estar atrelado a um computador. Sua empresa dispõe desse tipo de pagamento? Se não, você pensa em implementar e aproveitar os benefícios dessa virtualização mobile? Conte pra gente através dos comentários.

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